EXTENSIONISTA RURAL DA EMPAER DA PRATA RENATO TEXEIRA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO PARA RECUPERAÇÃO, EXPANSÃO E FORTALECIMENTO DO CAJU NO CARIRI PARAIBANO






Executado pela Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, em parceria da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural, Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, o Programa de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura começou a treinar técnicos e produtores rurais sobre o cultivo do caju, tendo em vista que, seguindo o calendário agrícola, a distribuição das mudas deve acontecer a partir do próximo mês. 


A recuperação da cultura do caju, com a introdução de variedades que apresentam boa produtividade e aceitação no mercado, é uma ação desenvolvida em todos os municípios paraibanos, com distribuição de 1 milhão de mudas entre agricultores familiares.


MUDAS

A produção de mudas conta com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep).


PARCERIAS

A prefeitura municipal da Prata, através da Secretaria de Agricultura, e o Conselho de Desenvolvimento Rural e Sustentável - CMDRS serão parceiras neste projeto.


CAPACITAÇÃO

Durante dois dias 01 e 02 de março de 2023, foram ministrados cursos de capacitação para técnicos e agricultores familiares interessados no cultivo de caju no Perímetro Irrigado das Várzeas de Sousa.




As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelos pesquisadores Pedro Paulo Bezerra da Silva e Ivonete Berto Menino, com o acompanhamento do diretor de Pesquisa Agropecuária, Aderval Monteiro Valença Dias.




O programa contemplará os agricultores familiares com a distribuição de mudas de caju, cultivar BRS-226, de alta produtividade, que tem maior resistência à seca, a algumas pragas e doenças de maior incidência no cajueiro.

O programa do caju irá inicia com um quantitativo de 20 famílias por município, atendendo famílias de agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, mulheres e jovens rurais, entre outros. A área para o cultivo do Caju vai ser entre 0,25; 1,0; e 2,0 hectares. O Programa terá continuidade nos anos subseqüentes.


CONSORCIAÇÃO

Segundo a pesquisadora

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem