João Azevêdo é reeleito governador da Paraíba.




O resultado foi apertado, mas o suficiente para garantir a reeleição do governador João Azevêdo (PSB) para um novo mandato à frente da gestão estadual. O socialista recebeu 1,1 milhão de votos e desbancou o seu adversário, Pedro Cunha Lima (PSDB), que foi votado por pouco mais de 1 milhão de paraibanos.


João deverá iniciar o novo mandato com uma base majoritária na Assembleia Legislativa.


Perfil de João Azevêdo


Azevêdo é natural de João Pessoa e é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Paraíba. Tem 69 anos e entrou mais tardiamente na vida política. Foi secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba entre 2011 e 2018 e só deixou o cargo para concorrer ao Governo da Paraíba.


Ele é o quarto governador a conseguir se reeleger na Paraíba desde que o instituto da reeleição foi aprovado no Brasil. Apenas José Maranhão, em 2010, não conseguiu se eleger estando no cargo.


O vice-governador eleito é Lucas Ribeiro, atual vice-prefeito de Campina Grande e filho da senadora Daniella Ribeiro (PP). Lucas deve renunciar ao cargo municipal até o fim do ano.


No 1º turno o atual governador venceu a disputa com 863.174 votos, contra 520.155 de Pedro. A diferença foi de 343.019 votos.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem