Com erradicação do lixão Prata e mais 20 municípios recebeu o certificado pela destinação correta dos resíduos sólidos do município.

 


O município de Prata no cariri paraibano, foi um dos que recebeu nesta segunda-feira (06), do Ministério Público da Paraíba, o certificado de erradicação de lixão, pela destinação correta dos resíduos sólidos do município a aterros sanitários. No total, a Procuradoria-Geral de Justiça, que entregou o Certificado MPPB de Erradicação dos Lixões a 185 prefeituras que estão cumprindo a lei sem que os gestores públicos tenham sido denunciados pelo crime ambiental.


Prata e mais 20 municípios do Cariri paraibano receberam o certificado de erradicação do lixão.


A entrega dos certificados foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, durante evento no auditório da Promotoria de João Pessoa, em alusão ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho). A solenidade contou com a participação de promotores e de procuradores de Justiça do MPPB, notadamente, os que integraram a equipe do projeto.

Os certificados foram entregues ao representante da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup). Também foram convidados integrantes dos órgãos que contribuíram com o projeto, a exemplo do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama); do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Ato PGJ


A emissão do ‘Certificado MPPB de Erradicação dos Lixões’ está prevista no Ato PGJ 057/22, publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPB, da última terça-feira (31/05). De acordo com a norma, o documento será conferido aos municípios paraibanos que aderiram e executaram o Projeto Fim dos Lixões, tendo, com isso, passado a conferir destinação ambientalmente adequada aos seus resíduos sólidos.


Ainda de acordo com o documento, “não fará jus ao recebimento do certificado o município cujo gestor em exercício na ocasião da certificação tenha sido denunciado por crime ambiental pelo depósito de resíduos sólidos em lixões”. Essa certificação será concedida após inspeções ou relatórios técnicos elaborados por membros, servidores do Ministério da Paraíba ou por órgãos conveniados e representa a realidade fática do momento de seu reconhecimento. Isso significa que o MPPB continuará fiscalizando todos os municípios, mesmo os certificados, para evitar que voltem a infringir a legislação ambiental que trata da disposição correta dos resíduos sólidos.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem