Deputado Estadual Irmão Cézar solicita a instalação de Clínica Escola para autistas no Estado



O Deputado Estadual Irmão Cézar (Solidariedade), comemorou a aprovação por unanimidade do requerimento Nº 22.074/2022, solicitando ao governador João Azevêdo (PSB), a instalação da "Clínica Escola" para autistas, nas cidades de Patos, João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.



O deputado em seu requerimento menciona que o autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma deficiência permanente que altera o funcionamento neurobiológico e a evolução típica do desenvolvimento, esta condição integrava o rol dos transtornos globais do desenvolvimento - TGD(F84), até meados de junho de 2021.


O deputado ressalta que o ensino escolar, serão um espaço aberto para apoio a comunidade e funcionarão diariamente e excepcionalmente, de acordo com o necessário, em horários alternativos, quer seja para atendimento à clientela e comunidade ou para formações continuadas e eventos voltados à causa. A equipe multidisciplinar das Clínicas-Escolas contará com as especialidades correlatas ao tema e cada uma atuando dentro de suas atribuições.


A organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 70 milhões de pessoas com transtorno de espectro autista no mundo todo e, entre estas, dois milhões estariam no Brasil, e que uma a cada 88 crianças brasileiras apresente traços de autismo. Sabe-se ainda, com base nesses dados, que a prevalência dos casos é cinco vezes maior entre os meninos.


O presente projeto não pretende isolar e, sim, incluir as pessoas com TEA na sociedade, na escola, no mercado de trabalho e também diminuir o sofrimento das famílias que buscam atendimento especializado para seus filhos.



Fonte: Brejo News

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem