1ª Conferência Municipal de Saúde Mental consolida propostas que serão apresentadas em evento estadual



Um momento para consolidar propostas exequíveis para melhorar a rede pública de saúde mental dos municípios. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Prata, Ouro Velho e Amparo realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, nessa terça-feira  (11/04).

Presente a secretária de saúde de Ouro Velho Ludmila Lira , secretária de saúde da Prata Isadora Araújo, secretária de saúde de Amparo Verônica Rafael, prefeito Inácio Nóbrega da cidade de Amparo e o prefeito Genivaldo Tembório.



A conferência teve como tema central “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde)”.

As discussões foram divididas nos seguintes eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Para a coordenadora do CAPS da Secretaria de Saúde, Águida Prata, o balanço final do evento foi positivo. “Realizar pela primeira vez a conferência foi uma grande conquista para o municípios, por dar visibilidade a um tema tão importante que é a saúde mental. Discutimos temas que foram previamente levantados nas pré-conferências. Dentre os principais temas discutidos foram capacitação e qualificação para os profissionais e trabalhadores da rede de saúde mental para assegurar cada vez mais cuidados a pacientes com transtornos mentais”, destaca Águida.










0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem