Centro de Especialidades Odontológicas de Prata é sinônimo de serviço bucal de qualidade


O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) está devolvendo o sorriso para quem não tem condições de pagar por um tratamento dentário. 

A porta de entrada para o acesso à saúde bucal é realizada através da Atenção Básica.
A Equipe de Saúde Bucal (ESB) na estratégia Saúde da Família possibilita criar um espaço de práticas e relações a serem construídas para a orientação do processo de trabalho e para a própria atuação da saúde bucal. Dessa forma,  há uma conformação da equipe de trabalho que se relaciona com usuários e que participa da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população e ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, onde os casos que exigem complexidade são encaminhados para o serviço especializado no CEO através do sistema de referência-contrarreferência.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Prefeitura de Prata, Eryohana Farias, a média de atendimento por dia no CEO é de 15 pessoas, que são agendados previamente. Ela calcula uma média de 80 pacientes por semana, ultrapassando 300 por mês.

A prioridade da equipe não se restringe aos números, mas em completar o tratamento do paciente. Para detectar possíveis falhas e saber o desempenho do trabalho, o paciente recebe um formulário para avaliar o profissional que o atendeu.

Mesmo com os bons números, a preocupação maior é em humanizar o sistema oferecendo uma assistência integral e resolutiva, devolvendo o sorriso para as pessoas melhorando sua qualidade de vida.

Benefícios

Auto-estima, melhorias na fala, alimentação e mais saúde que se estende na vida pessoal e na profissional. Estes são alguns dos benefícios do Centro de Especialidades Odontológicas para a população. Em busca de qualidade, os profissionais da odontologia participam de capacitações para adequação do serviço. Além disso, muitos frequentam cursos de aperfeiçoamento.

O CEO possui 10 especialistas nas áreas de endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento das doenças gengivais), prótese (confecção de próteses dentárias), cirurgia buco-maxilo facial (cirurgias complexas da boca e da face; traumas) e atendimento aos pacientes com necessidades especiais (gestantes, idosos, diabéticos, alterações motoras, neurológicas e sistêmicas). Para se ter uma ideia, até o momento, foram entregues 135 entre próteses totais e parciais.

O prefeito de Prata  destaca que a saúde bucal significa mais que uma solução estética. “É muito bom ver as pessoas de nossa cidade recebendo tratamentos odontológicos as quais nunca tiveram acesso antes. Isso garante a saúde como um todo, resgata a auto-estima e mostra que estamos no caminho certo”, explica.

Segundo a secretária de saúde do município, Maria Aparecida, o CEO é um avanço no atendimento em Saúde bucal em Prata . “Hoje a população pratense  tem acesso a recursos e tratamentos odontológicos que jamais teve. Avançamos muito e vamos avançar ainda mais para melhorar as condições de saúde daqueles que necessitam”, avalia.

Depoimentos

“Agora posso sorrir”. Com essa frase o Senhor  João Bosco Vieira, chefe de gabinete da prefeitura Municipal de Prata , que anteriormente sofria de dor à dias e chegando na Unidade de Básica de Saúde foi bem atendido e solucionado seu problema de dor.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem