Secretaria de Saúde de Prata realiza caminhada do “Dia D de combate a dengue”

Na manhã desta quarta-feira (07), agentes de endemias, agentes comunitários, alunos e professores da Rede Municipal e Estadual e toda a equipe da saúde do município de Prata, foram as ruas com objetivo de conscientizar as pessoas sobre os riscos oferecidos pelo mosquito da dengue e também orientar os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.
 
Em todo o país, anualmente acontece o Dia D de combate ao mosquito da dengue, dia em que a população é mobilizada e equipes do setor da saúde visitam residências para verificar se há focos do mosquito.
O Aedes Aegypti, popular mosquito da dengue ou também conhecido como Aeds Albopctus é o causador das doenças: dengue, zika e chikungunya.

O primeiro caso de dengue no Brasil foi identificado pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

No Brasil a circulação do vírus chikungunya foi identificado pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa: “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tânzania. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada na Tânzania, localizada no leste da África entre 1952 e1953.

O Vírus do zika foi identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika em Uganda.

“Hoje em Prata a população foi sinalizada sobre os cuidados necessários para a exterminação do mosquito Aedes Aegypti, dentre os cuidados estão: vedar caixas d’água, limpar totalmente calhas, vedar toneis, poços e tambores, manter os pneus sem água e em lugares cobertos, manter baldes e garrafas vazias com a boca para baixo, manter os ralos limpos e com tela, colocar areia até a borda dos vasos com plantas, manter piscinas e fontes sempre tratadas, etc.” comentou a secretaria de saúde Maria Aparecida.



































































0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem