NORDESTE É A 2ª REGIÃO DO BRASIL COM MENOS PESSOAS SEDENTÁRIAS



Quase a metade da população brasileira é sedentária. É o que aponta a pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Ministério do Esporte. De acordo com os dados, 45,9% dos brasileiros não praticam nenhum tipo de atividade física. O Nordeste é a segunda região com menos sedentários, 38,5%; ficando atrás apenas do Norte, que tem um índice de 37,4%.

Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte. O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

No Nordeste, a maioria do sedentários disse que não pratica esportes por não ter tempo, são 54,3% nessa situação. No Sudeste, 62,8% dos entrevistados se enquadraram entre os sem tempo, o menor índice para essa justificativa foi registrado no Centro-Oeste, 51,6%. A média nacional foi de 58, 8%.

Apesar de figurar como a segunda com menos sedentarismo, o Nordeste é a região com a maior quantidade de ‘preguiçosos’. Isso porque 15,4% dos participantes da pesquisa disseram não praticar esportes ou atividade física por “preguiça, desinteresse ou desmotivação”. A média nacional da resposta é de 11,8% e todas as outras regiões regiões registraram índices menores .

Mais números

Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas, como caminhada. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%).

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos.

A metodologia da pesquisa permitiu que o entrevistado declarasse livremente a natureza da prática: se esporte ou atividade física. Embora não haja uma distinção clara entre essas práticas, o Conselho Europeu do Esporte leva em conta a obtenção de resultados em competições de todos os níveis. Já definições aceitas no meio acadêmico descrevem atividade física como a prática vinculada à promoção da saúde e elevação da qualidade de vida.

A pesquisa coletou informações sobre práticas esportivas e atividades físicas relativas a 2013. Ao todo, foram realizadas 8.902 entrevistas. Os dados foram ponderados com base em uma projeção da população brasileira por região, gênero e grupos de idade, feita pelo IBGE para o ano de 2013, de aproximadamente 146.748.000 brasileiros, quantidade equivalente à população entre 14 e 75 anos.

Jornal da Paraíba

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem