Energia fica quase 40% mais cara em Boa Vista, Campina Grande e outras quatro cidades da PB



A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (2) um reajuste de 39,77% na tarifa de energia de Campina Grande e outras cinco cidades da região, atendidas pela Energisa Borborema. Os novos valores serão aplicados a partir da quarta-feira (4) e vão atingir 195 mil unidades consumidoras.

O aumento servirá para cobrir os custos da empresa com compra de energia, que não foi repassada em 2014 ao consumidor, além de pagamentos de encargos do setor. O reajuste foi aprovado em reunião pública.

A Energisa Borborema, que reajusta o preço anualmente, sempre em fevereiro, havia solicitado um acréscimo de 33,71% na tarifa. Além de Campina Grande, a companhia atende Queimadas, Boa Vista, Massaranduba, Lagoa Seca e Fagundes. O índice de 39,77% é válido para os consumidores residenciais.

Ao calcular o reajuste, a ANEEL considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Bandeira vermelha

Além do reajuste, os consumidores vão pagar ainda mais caro pela energia em fevereiro. Isso porque as bandeiras tarifárias continuam no vermelho, o que significa um adicional de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias,  que permite a cobrança de um valor extra na conta de luz de acordo com  o custo de geração de energia, começou a vigorar no início de janeiro. No primeiro mês do ano, a bandeira também foi vermelha, por causa do uso intenso de energia de termelétricas, que é mais cara do que a gerada por usinas hidrelétricas.

com JP

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem