RoboCup 2014 terá workshop de robótica e curso de programação de robôs

Organização da RoboCup 2014 confirmou duas novidades para a primeira edição brasileira do evento, que será realizada entre os dias 19 e 25 de julho, no Centro de Convenções “Poeta Ronaldo Cunha Lima”, em João Pessoa. Pela primeira vez na história, a RoboCup irá promover, paralelamente à sua programação, o Workshop de Robótica e ainda a RoboParty, projeto desenvolvido pelos portugueses para ensinar a construir robôs móveis autônomos.

De acordo com a vice-coordenadora nacional da RoboCup 2014, Esther Luna Colombini, o Workshop de Robótica será realizado gratuitamente nos dias 22 e 23 de julho, com o objetivo de mostrar aos professores, gestores da educação e ao público em geral como os estudos e utilidades da robotização podem ser utilizados de forma pedagógica nas escolas.

“Além das tradicionais competições, nós também precisamos enxergar a RoboCup como um evento de divulgação científica. Necessitamos mostrar ao público acadêmico, e principalmente à sociedade em geral, as possibilidades de aplicação da robótica nos mais diversos campos de atuação. Pois a quantidade de empresas que vão surgir para atuar nesse mercado é bastante promissora”, acrescentou a gestora do evento.

Outra novidade desta edição será a RoboParty. A proposta já é desenvolvida em Portugal, mas essa será a primeira vez na história que as atividades serão realizadas dentro da programação da RoboCup. O projeto visa promover uma curta formação na programação de robôs e construção mecânica e dar início a uma competição entre os participantes. As disputas irão ocorrer com a participação de 50 equipes, cada uma delas formadas por três alunos e um professor, como acontece no país lusitano.

“A robótica é uma forma lúdica de atrair crianças e adolescentes para ingressar nos vários segmentos da Engenharia, pois o Brasil especificamente precisa de mão de obra qualificada nessa área de produção científica. Segundo números das agências internacionais de robótica, esse é o mercado que mais cresce mundialmente, ao lado do mercado da Música Digital. Por isso, precisamos atrair novos públicos para ampliar e incentivar as mais variadas pesquisas e projetos”, complementou Esther Colombini.

Durante o RoboCup 2014 também serão promovidas palestras de grandes empresas e pesquisadores, entre os dias 20 e 24 de julho. A agenda completa deverá ser divulgada na próxima semana.

Segundo os dados cadastrais registrados até agora, 43 países já confirmaram presença no evento. As inscrições para os times seguem até esta terça-feira (24), enquanto o cadastro para participantes de forma individual pode ser realizado até a data do evento.

Outras informações podem obtidas através do e-mail contato@robocup.org.br ou no próprio site do evento no endereço: http://www.robocup.org.br

COM PORTAL CORREIO.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem