Jovem caririzeira sai da zona rural de Prata para passar em 4 vestibulares de medicina

De sorriso bonito e olhar simples. Tímida, mas muito segura em suas palavras. Essa é Liliane Coelho Vieira, uma Pratense de 17 anos, nascida na comunidade rural “Cabeça do Boi”, a jovem tem muito que comemorar. Liliane Coelho foi aprovada em quatro universidades, sendo três públicas (UFPB em João Pessoa, UFPE em Recife e UPE de Pernambuco) e uma privada, através no Prouni  e na Fapac de Tocantins, todas no curso de medicina.

A jovem, que sempre estudou em escolas públicas, é oriunda da Escola Estadual da Prata e em 2013 passou em vários cursos com uma boa pontuação no Enem, mas ela não desistiu do seu sonho: Cursar Medicina.

Liliane não se preocupou com as dificuldades que estava para enfrentar e com a ajuda da família e de amigos foi morar em Campina Grande, onde passou a ser bolsista do Colégio Motiva, no cursinho Promédico. Lá ela traçou seus caminhos com dedicação, foco e muita persistência para chegar a seu sonho.

Com professores altamente capacitados e uma excelente estrutura física e pedagógica, no Motiva Liliane aperfeiçoou seus métodos de estudo. A dedicação dos professores do Motiva permitiu a jovem a aprender técnicas de assimilar conteúdo, que antes lhe parecia difícil. Liliane afirmou que “em um ano de Motiva, que aprendeu mais que três anos no ensino médio”.

A saudade da família era o combustível que ela tinha para vencer os livros, as leituras e os inúmeros exercícios a sua mesa de estudo.  Todos os dias Liliane superava suas metas, pois ela tinha certeza que muitos torciam para seu sucesso.

LilianeDona Rosita, mãe de Liliane, ao saber da aprovação da filha não tinha palavras para descrever a emoção… “A ficha não caiu”, ela afirmou, e no choro infindável da sua mãe fez Liliane entender que a sua aprovação em medicina era tão importante para ela quanto para seus pais. E toda essa emoção fez a jovem lembrar de que o mérito é para aqueles que tem foco,  rotina de estudo. É saber o que se quer e principalmente que não desiste de seus sonhos.

Liliane hoje é uma referência para os jovens caririzeiros oriundos de escolas públicas e de famílias pobres que sonham em ver seus filhos médicos. Apesar de todas as dificuldades o  sonho de Liliane não demorou a se realizar, bastou ela acreditar que “não há aquele que não passe em medicina, há aquele que desiste”.

A jovem Caririzeira segue rumo a UFPB, em João Pessoa, para cursar medicina e ser a precursora da história de filhos do Cariri Paraibano que querem chegar a fazer mais pela saúde dos seus irmãos. Assim Liliane vai escrevendo, na história dessa região de terra árida e seca, um capítulo diferente onde venceu a simplicidade com dedicação e fé.

Com Jacqueline Oliveira

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem