Varadouro tem shows gratuitos neste domingo; veja programação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) dá continuidade aos shows do projeto Music From Paraíba, no próximo domingo (12). O músico Beto Preah Parahiba e o grupo Os Gonzagas são as atrações selecionadas para abrir o calendário de apresentações do ano. Antes das apresentações – e durante os intervalos – o público poderá conhecer o trabalho do DJ Cassicobra. O evento gratuito acontece a partir das 17h, no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, localizado na Ladeira da Borborema, 101, no Varadouro, em João Pessoa.

Além dos artistas que vão participar desse show, outros 18 fazem parte do CD Music From Paraíba, resultado do edital de música da Funesc, lançado pela primeira vez em 2013 com a proposta de se tornar um projeto anual. A cada mês, são realizados shows com artistas que participam da coletânea. A ideia é divulgar e valorizar a cena musical paraibana. As faixas gravadas estão disponíveis para download na página da Funesc no Sound Clound: https://soundcloud.com/funescgovpb .

Cassicobra 

João Cassiano atua como músico profissional, DJ e pesquisador desde o fim dos anos 1990, atuando em várias bandas do cenário paraibano. Toca na ChicoCorrea & ElectronicBand desde a formação. Também trabalha com os grupos Real Futuro Antigo e Afronordestinas, além de sua atuação como percussionista, pesquisador de trilhas e produtor para os trabalhos da Cia Lunay de Dança, dirigida pela bailarina Kilma Farias.

Beto Preah Parahiba

É natural da cidade de Santa Rita (PB). É ritmista, pesquisador, compositor, além de arranjador e professor de bateria. Em 2005, lançou o CD solo “Tambores da América do Sul”. Atualmente, Preah acompanha o cantor rabequeiro poeta popular Beto Brito e também atua com o músico Sid Man em diversas gravações de CD e DVD. Também ministra aulas, workshops e oficinas de técnica e ritmos com o projeto “Ritmos de Vera Cruz, o Livro”.

Os Gonzagas

Alguns dos componentes são descendentes dos filhos de Itaporanga, berço de grandes talentos musicais tanto na cultura popular quanto erudita. A primeira apresentação do grupo foi em Alhandra, em 2000. O nome possui duplo significado. Além de uma alusão ao parentesco dos integrantes, revela uma homenagem ao Rei do Baião, referência musical para todos que compõem o grupo.

O contato inicial com o forró aconteceu cedo, nas diversas viagens em que a família deslocava-se de João Pessoa até Itaporanga para desfrutar do tradicional São Pedro da cidade. O trajeto era sempre regado a muito forró e o que mais se ouvia era Luiz Gonzaga.

Lançamento internacional

O CD Music From Paraíba foi lançado internacionalmente. Aproximadamente mil cópias da coletânea foram distribuídas aos profissionais da cadeia produtiva da música de todos os continentes, na maior feira mundial de música, a World Music Expo (WOMEX), que reuniu delegações de 90 países no mês de outubro, no País de Gales. O trabalho dos artistas paraibanos foi exposto no estande da Brazilian Music and Arts (BM&A), que concentrava toda a produção musical brasileira presente na feira.

O coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa, participou do evento internacional e constatou que o talento brasileiro foi muito bem recebido pelos produtores e artistas que estiveram no evento. “Na feira, a música brasileira foi recebida com entusiasmo pelos visitantes. A ilustração, criada especialmente para o projeto pelo artista Shiko, também chamou atenção do público presente na feira, interessado no que acontece na música independente brasileira”, afirmou Arthur Pessoa.


COM PORTAL CORREIO.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem