Duas mulheres que colocaram fogo em si mesmas recebem reconstrução facial de bilionário chinês

Considerado excêntrico, ele se autoproclama como o filantropo número 1 da China.

Chen Guangbiao disse aos repórteres que está levando duas mulheres para os EUA em busca de cirurgiões para reparar a desfiguração facial provocada por queimaduras gravíssimas. As duas colocaram fogo em si mesmas durante um protesto da Paz Celestial de Pequim, em 2001.



O bilionário, que fez fortuna na reciclagem e em recursos renováveis, apresentou as duas mulheres aos jornalistas norte-americanos e chineses em uma conferência de imprensa pouco ortodoxa e, por vezes tensa, em um hotel próximo ao Central Park, em Nova York.

Dentro de um salão de baile do hotel, Chen começou a cantar uma música que ele compôs, com a seguinte frase: “O mundo inteiro vai testemunhar o meu sonho chinês”.

Em seguida, ele falou em seu plano para comprar o The New York Times. Também advertiu os americanos para não confiarem no governo do Japão, que está envolvido em uma disputa territorial com a China ao longo de várias ilhas remotas.

Finalmente, Chen exibiu as duas mulheres com suas queimaduras horríveis. Um pequeno protesto do lado de fora afirmava que as mulheres estavam sendo usadas como propaganda do governo da China.



As mulheres, Hao Huijun e sua filha Chen Guo, estavam entre um grupo de pessoas que se puseram em chamas na praça para protestar contra os ataques brutais do governo chinês sobre os praticantes do Falun Gong. No episódio lastimável, uma mulher e sua filha de 12 anos não resistiram às queimaduras e morreram.

Alguns repórteres de mídia chinesa com sede nos EUA perguntaram às mulheres se elas eram realmente “cobaias do governo chinês”, que protagonizaram as imolações para desacreditar o movimento. Elas responderam: "A auto-imolação foi culpa nossa", disse Chen, através de um tradutor. "Nós agimos em nosso próprio comportamento".

Guangbiao disse que pretende gastar mais de R$ 4 milhões em cuidados médicos com as mulheres. Os médicos em Nova York afirmaram que podem restaurar 80% do que foi danificado. As primeiras cirurgias devem ocorrer nas próximas semanas.


0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem