Saúde de São Sebastião do Umbuzeiro realiza encerramento do abril azul



Na manhã desta terça-feira 30 de abril de 2024, a Equipe de Saúde de São Sebastião do Umbuzeiro reunir-se, para encerramento do abril azul, através de roda de conversa como uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na ocasião estiveram presentes: a Secretária de Saúde Edvone Arruda, as médicas das Equipes de Saúde Carla Alves, Bruna Brito, Renan Figueiredo, Psicólogo Ébano Henrique, Enfermeiras Hérica Medeiros, Mariana Figueiredo e A Psicopedagoga Helemaria Aparecida Feitosa.




Na ocasião foi ressaltado algumas características dos autistas como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA. O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde. Durante a roda de conversa tivemos a presença da Flauta Doce trazendo a musicoterapia para o espaço de acolhimento na Saúde com o regente Clécio. E exposição de Cordel onde trás a história de um menino autista que vence vários desafios para sua inclusão na sociedade e pede a consciência da sociedade para tratar as pessoas com autismo com respeito e de forma inclusiva.




Foi informado ainda que o Município dispõe de equipe multidisciplinar que é um grupo de profissionais de saúde e assistência que são membros de diferentes organizações e profissões (por exemplo, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogo e médicos de clínica geral), que trabalham juntos para tomar decisões sobre o tratamento de pacientes individuais e usuários de um serviço de saúde do município.




A colaboração interprofissional usando uma abordagem multidisciplinar pode ser um determinante importante para aumentar os cuidados de saúde positivos e os resultados educacionais de crianças com TEA embora não temos serviços especializados exclusivo para atendimento dos mesmo dispomos apoio dentro da Atenção Básica a Saúde, bem como transporte para locomover os mesmos aos serviços especializados para os mesmos.





Na ocasião Andréa Lopes mãe de uma autista fala da importância de momentos como o que ocorreu hoje, já que o tema era esquecido por muitos, que a inclusão e a luta por inserir esses pacientes em espaços que venha melhorar a assistência dos mesmos muito a emociona ao tempo que parabeniza a equipe de saúde pelo maravilhoso evento.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem