Um levantamento feito mostra que os açudes das cidades de Barra de São Miguel, Monteiro, Ouro Velho, Prata, Riacho de Santo Antônio, Serra Branca e Taperoá, estão totalmente sem água.
Só em Monteiro, dois reservatórios de água estão secos. O açude de Pocinhos e do Serrote, que quando cheios, são responsáveis pelo abastecimento de água na cidade, secaram há quase um ano, e tem afetado o abastecimento de água no município. O maior reservatório de água de Monteiro, o açude de Porções, ainda tem 2% de sua capacidade máxima de água, e tem contribuído com o abastecimento da cidade.
Já em Taperoá, os dois principais reservatórios de água do município estão completamente secos. Os açudes de Lagoa do Meio e Taperoá II (Manoel Marcionilo) estão totalmente sem água. Vale lembrar, que este ano choveu aproximadamente 200 milímetros em Taperoá, mas não foi o suficiente para recuperar o volume de água perdido nos mananciais.
Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), e podem ser conferidos no site www.aesa.pb.gov.br.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Mesmo com o seus principais açudes secos, as cidades caririzeiras ainda tem seu abastecimento de água garantido. As cidades de Monteiro, Ouro Velho, Prata, Serra Branca e Taperoá, estão sendo abastecidas pelo Sistema Adutor do Congo, que mesmo estando com racionamento de água, ainda vem abastecendo várias cidades da região. Já Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio estão sendo abastecidas pelo açude de Boqueirão.
Vitrine do Cariri
Postar um comentário