Fifa beneficia a França em sorteio para a Copa do Mundo

A Fifa anunciou nessa terça-feira (3º) os critérios do sorteio da Copa do Mundo, que será realizado na próxima sexta na Costa do Sauípe, na Bahia. O destaque é o pote europeu com nove integrantes, de modo a abrigar a França e reduzir as chances de um super grupo de campeões mundiais. O time de Frank Ribery era considerado o ‘bicho-papão’ do sorteio, já que tinha chance de enfrentar um cabeça de chave e um ‘grande’ europeu logo na primeira fase, se a configuração antiga fosse mantida.

Dentre as nove seleções europeias que não são cabeças de chave, a França é aquela com pior posição no ranking da Fifa de outubro, utilizado para definir parte do sorteio. Assim, especulava-se que o país integraria um pote intermediário, sem a companhia das equipes do continente, o que poderia levar os ‘bleus’ a uma chave com mais dois campeões mundiais. As chances de isso acontecer foram reduzidas com os critérios divulgados ontem.

O pote 1 será formado pelos cabeças de chave, definidos pelo ranking da Fifa. Compõem a lista Espanha, Alemanha, Argentina, Colômbia, Bélgica, Suíça e Uruguai, além do país-sede Brasil.

O segundo pote terá sete integrantes: cinco africanos e dois representantes da Américas do Sul (Chile e Equador). O terceiro contará com quatro asiáticos e mais quatro representantes da Concacaf (América Central e do Norte). Por fim, o quarto pote contará com nove representantes da Europa.

Como funcionará

O processo começará com o sorteio de um representante europeu do pote 4, que migrará para o número 2, junto com os cinco africanos, Chile e Equador. Em seguida, este europeu será encaminhado necessariamente para um dos grupos encabeçados por sul-americanos: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai.

“Não é fácil de explicar, mas espero que todos entendam no fim”, afirmou o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, após a apresentação dos critérios do sorteio.

Nas últimas semanas a Fifa já havia anunciado que os critérios de divisão de potes iria combinar parâmetros geográficos e esportivos.

Dos cabeças de chave, os anfitriões brasileiros são os únicos que já conhecem seu itinerário na primeira fase. A seleção de Luiz Felipe Scolari está no grupo A e jogará em São Paulo, Fortaleza e Brasília, nesta ordem.

A cerimônia de sorteio dos grupos da Copa acontece na sexta-feira, às 14h (horário de Brasília). O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert comandará o evento de uma hora e meia de duração no litoral baiano.

Jogos são mantidos às 13 horas

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou ontem que os horários das partidas durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, serão mantidos, e não indicou possibilidade de mudança em função do forte calor em algumas cidades.

Há cerca de duas semanas, o suíço esboçou rever alguns horários, principalmente o das 13h, que envolverá 24 partidas da Copa. Mas o teor agora mudou. “Há cerca de dez dias eu ouvi uma pergunta em Roma e disse que existia uma possibilidade de dar uma olhada no pontapé inicial, mas isso não foi feito, mas por hora vamos continuar com os horários já definidos para as partidas. Vamos oficializar isso com o comitê executivo”, falou.

O dirigente da Fifa ainda ficou irritado ao ser questionado se a entidade máxima do futebol não tinha noção do calor feito em algumas capitais brasileiras para marcar as partidas em horários tão cedo.

“Sua pergunta tem um quê de ironia, porque o senhor não sabe como é o clima, se é quente ou não. Quando disputamos a Copa do México jogamos muitas partidas às 12h no México e havia o fator altitude e acho que hoje em dia os jogadores estão acostumados a jogar em condições que nem sempre são as melhores. E a Copa do Mundo também envolve o calendário. Temos que encaixar três partidas por dia, a vida é assim, a vida do futebol é assim. Claro que nem todo mundo vai ficar satisfeito, mas há um ditado que diz que ninguém vai ficar satisfeito com tudo”, falou.

“A decisão foi tomada com base em relatórios médicos com base no entendimento de como é a situação do país. O calendário foi organizado pra que partidas não sejam disputadas às 13h em determinadas situaçãos, confirmo que temos noção das condições climáticas. Essas perguntas sempre vêm de vocês e devem ser feitas de forma profissional, e não assim”, continuou.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem