MIGRAÇÃO DAS RÁDIOS “AM” PARA “FM”

                Por José Tadeu Soares da Silva

 ImageA modulação por amplitude, ou seja Amplitude Modulada (AM), devido a uma série de limitações, principalmente a questão dos ruídos e muitas interferências em suas transmissões, está fadada ao desuso. Além de não conseguir grande alcance no meio jovem como as FMs. 

Essas desde os anos 80, sempre tiveram uma grande aceitação entre os públicos mais jovens, tendo assim maior poder de competitividade além de não sofrerem interferências em seus sinais como as AMs.

Desde 2009, as AMs pleiteiam migração por uma questão simples, a sobrevivência. E a mudança ocorrerá por conta da transferência de emissoras de TV do analógico para a digital. Os canais 5 e 6 VHF vão ficar vagos em 2015, ano definido pelo Ministério das Comunicações para a TV analógica ser desativada.

Essa mudança para o FM passa a ser opcional, mas não vai ser de graça. Talvez os donos das AMs tenham que pagar por nova outorga de FM. Terão também de adquirir equipamentos de acordo com a nova tecnologia. Uma nova antena e novo transmissor no valor de 70 mil a 80 mil reais.  Terão também que encontrar lugares altos para colocação de antenas. Em contrapartida, os custos com manutenção são bem menores em rádios FMs. No meu ponto de vista as desvantagens dessa Migração são:

1º) As rádios que optarem pela migração para FM perderão amplitude geral de sua cobertura, resultando em menor relação audiência/distância.

2º) A transmissão AM tem um alcance maior que a FM. Por exemplo, se uma rádio AM cobria dez municípios antes, agora dificilmente vai continuar conseguindo a mesma proeza.

3º) Os receptores FM apresentam uma característica conhecida como efeito de captura. No qual ocorre a seguinte situação: se existirem dois ou mais sinais de FM emitidos na mesma frequência, o receptor de FM irá responder ao sinal de maior potência e ignorar os menores.

4º) Pode variar de sinal, conforme a distância, podendo oscilar por exemplo de lugares mais altos e baixos.

Fazendo uma análise geral as vantagens são bem maiores que as desvantgens, já que os equipamentos como celulares, smartphone, iphone, tablets vem direcionados para FM e/ou com aplicativo para conexões específicas. Sem falar que os rádio automotivos e portáteis só vem na banda FM.  

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem