74 famílias são cadastradas para o Programa Nacional de Habitação Rural no município de Prata.

Foi feita pela manha na câmera municipal de vereadores com pessoas que moram na zona rural, onde está se tratando da habitação rural do no nosso município. Aonde está presente SEDAP( SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO DA AGROPECUÁRIA E DA PESCA). A equipe do SEDAP foi composta pela Senhora Dirce Ostroski (coordenadora do pro casa) ,Umberto Pereira (técnico), e Heleno de Freitas( técnico).

O intuito dessa reunião, pra ser feita todo o recolhimento de todos os documentos das pessoas aptas para o programa (PNHR), e depois vai ser dado o ponta pé inicial desse projeto para o programa.
Aonde o prefeito tem a preocupação muito grande com esse projeto e pediu agilidade pra sua equipe que trabalha na área da agricultura que estava esquecida e agora é revitalizado com muitos projetos a favor do agricultor.

Depois do (SEDAP),veio pra essa reunião a equipe da ASSOCENE que é uma ONG (Associação de Orientação às Cooperativas do Nordeste), essa empresa vai fazer o levantamento, que vai levar a documentação das pessoas, pra poder credenciar Todas as pessoas, A ASSOCENE está em parceria com o SEDAP e o Banco do Brasil.

Andre Luiz esteve dando uma entrevista com o senhor Marcos Nascimento e com ele veio sua equipe o Senhor Josenildo Arruda e o Engenheiro Sandro lima.

O Senhor Marcos mostrou o papel da ASSOCENE que é uma organização não governamental com sede no Recife PE,com 39 anos de atuação trabalhando também com agricultura familiar e com vários parceiros a nível federal,como MDA(Ministério do Desenvolvimento Agrário), a fundação do Banco do Brasil, também o MDS( Ministério do Desenvolvimento Social),e parceria com os Governos Estaduais, e muitos projetos pra fortalecer a agricultura familiar.

O programa nacional de habitação rural, que é dentro do programa minha casa minha vida, ele visa contemplar agricultores familiares, principalmente com pessoas que tem renda até 15 mil reais por ano, e essas famílias vão ser contemplados com uma casa no valor Maximo de até 28.500,00 reais, aonde a proposta vai ser apresentada ao banco do Brasil. 

Aonde a ASSOCENE esta com entidade organizadora, os grupos se organizam, junta a documentação, a ASSOCENE elabora o projeto técnico social, o projeto de engenharia, depois apresentando ao Banco do Brasil, depois o Banco analisa esse projeto, e após a aprovação do projeto, a ASSOCENE como entidade organizadora vai elaborar o projeto técnico social e formar os grupos, são grupos no mínimo 4 pessoas e no Maximo 50 famílias.
Então o agricultor vai pagar uma contra partida, no valor de 4% do valor de 28.500,00 reais, e é paga em parcela anual, a partir do momento que o agricultor receber sua casa construída ele paga depois de 1 ano a primeira parcela e assim sucessivamente a cada ano paga uma parcela, que simboliza 4 anos, e o valor não tem aumento, uma parcela nobre de 285,00 reais, finalizou.













































informações com ANDRE LUIZ.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem