.jpg)
O corpo do ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, conhecido como Frei Marcelino de Santana, 84 anos, está sendo velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O velório começou por volta das 18h00 e se estenderá até as 22h00 deste sábado (08). Após esse horário, o corpo será trasladado para Catolé do Rocha, onde será sepultado neste domingo (09), no Cemitério Municipal, a partir das 17h00.
O corpo do ex-deputado foi recebido no Salão Nobre pelo vice-presidente da ALPB, deputado Edmilson Soares (PEN), que destacou a trajetória de vida do Frei como político e religioso na defesa das classes sociais menos privilegiadas. “Frei Marcelino deixa um exemplo de luta e coragem, uma vida inteira dedicada aos mais humildes e necessitados”, comentou.
Em Catolé do Rocha, o corpo do ex-deputado será velado na capela do colégio Francisca Mendes, conhecido como Colégio das Freiras.
Frei Marcelino faleceu no início da tarde deste sábado, no hospital Napoleão Laureano, onde estava internado desde o último domingo (02) se tratando de um câncer de próstata. O religioso foi deputado estadual de 1974 a 1978, período em que chegou a ocupar a 2ª Vice-Presidência da Casa de Epitácio Pessoa. Ele também foi presidente da Comissão deNegócios Municipais e Serviço Público da ALPB (1978).
O religioso dedicou a vida à educação. Era professor de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha, onde foi vigário da paróquia local por mais de 20 anos. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação.
Como político, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e fez as primeiras campanhas do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no sertão do Estado.
ALPB
Postar um comentário