A Prefeitura de Sumé iniciou mais uma etapa de perfuração de poços na zona rural para atender ao homem do campo e tentar amenizar o sofrimento em consequência da falta de chuvas. Está sendo perfurados 10 poços, distribuídos nas comunidades de Terra Vermelha, Sítio Saco, Poço Escuro, Pitombeira, Angico Torto, Campo Alegre e Perímetro Irrigado.
O Projeto está sendo executado em parceria com o DNOCS, a Prefeitura mantém a mão de obra e a manutenção das máquinas e o DNOCS disponibiliza os equipamentos. O poço perfurado em cada propriedade beneficia em média cinco ou mais famílias para ajudar no abastecimento humano e animal.
A vazão dos poços é de 700 a 3.000 litros/hora, o de maior vazão atingiu 9.000 litros/hora. De acordo com o vice-prefeito, Éden Duarte, a Prefeitura agora irá buscar recursos para a instalação desses poços, que para funcionar, eles precisam de cata-vento e bombas.
No ano passado, o governo municipal perfurou 11 poços e instalou mais 10, desta vez em convênio com a Secretaria de Infraestrutura, Cooperar e CDRM.
Além dos poços, a Prefeitura também está fazendo a recuperação de algumas barragens na zona rural, utilizando a terra que é retirada dessas barragens para fazer a recuperação de estradas, desta vez em convênio com o DER. As estradas em recuperação são as de acesso às comunidades de Volta do Rio, Serrote Verde, Formigueiro, Assentamento Serrote Agudo, Maracajá, Angico Torto, Riacho da Roça, Macambira, Santa Rosa, Tigre e Terra Vermelha.
Andréa Duarte - Ascom
Postar um comentário