Viabilizada por meio de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Prefeitura Municipal de Patos, a Padaria Comunitária tem como principal objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para inserção no mercado de trabalho.
No curso de 220 horas/aula, ministrado por técnicos do SENAI, os jovens, além da formação profissional, recebem noções de cidadania e preparação para o mercado de trabalho.
A turma formada por vinte jovens, variando entre 18 e 24 anos, já está participando de cursos de Técnicas de Produção de Panificação e sendo preparados também para montar empreendimentos coletivos. Além disso, os aprendizes já se preparam para assumir o controle dos próprios negócios. “Nós estamos treinando esses jovens na área de panificação, distribuída em confeiteiro, padeiro e pizzaiolo, para que eles possam abrir a Padaria Comunitária, ter sua renda e também serem incluídos no mercado de trabalho”, enfatizou a Secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley.
A Secretária disse ainda que os produtos alimentícios ali produzidos, tais como pães e bolos, são fornecidos a baixo custo para a comunidade e toda a renda será dividida entre os jovens. “A Padaria Comunitária vai trazer muitos benefícios tanto para os jovens, quanto para a comunidade, pois terá um produto de boa qualidade a um preço mais acessível. Além disso, as pessoas que são cadastradas no Bolsa Família vão poder comprar o seu pão, biscoito, bolo, a um preço social”, confirmou.
A Coordenadora da Padaria Comunitária, Sônia Medeiros, informou que após essa etapa será selecionado um grupo que ficará empregado na padaria. Os demais alunos serão encaminhados para o mercado de trabalho, sendo que algumas empresas do setor de panificação já manifestaram interesse na contratação destes jovens. “O setor de panificação de Patos é bem expressivo e necessita sempre de mão de obra especializada”, avaliou a Coordenadora.
O aluno, Ítalo Vieira Dantas, achou o projeto importante. “É uma forma de tirar os jovens da rua e dar uma qualificação profissional. Agradeço a Deus todos os dias por ter tido esta oportunidade de estar aqui”, revelou.
Já Thiago Soares Dantas, de 16 anos, ficou feliz em saber que já foi escolhido para trabalhar na Padaria Comunitária. “Estou muito feliz porque agora vou ter a minha própria renda”, comemorou.
Postar um comentário