A prefeita Edna Henrique completa, nesta quarta-feira, 100 dias do segundo mandato à frente da Prefeitura de Monteiro.
Ao conceder entrevista ao JORNAL DA PARAIBA e à imprensa regional, Edna fez um balanço das principais ações e comentou as dificuldades enfrentadas, principalmente pela situação como recebeu o município em janeiro de 2009. Destacou os avanços e confirmou que, neste segundo governo, o foco principal é o desenvolvimento econômico.
Confira a entrevista, na íntegra:
Quais os novos desafios e dificuldades encontradas pela senhora ao assumir o segundo mandato e quais já foram superados?
Edna: Os novos desafios que temos para este segundo mandato são de estruturar o município para o desenvolvimento econômico, garantindo geração de emprego e renda. Estamos implantando o Distrito Industrial, onde já estão sendo construídas duas agroindústrias, sendo um abatedouro de aves e uma casa de extração de mel.
Estamos trabalhando o fortalecimento dos micro empresários e para isto temos parcerias com o Governo do Estado, através do Empreender PB, bem como a FIEP, com financiamentos do BNDES, e com o SEBRAE através de capacitações e consultorias.
A Prefeitura estará apoiando os empreendedores locais na formalização do seu negócio, a fim de que possam estar devidamente legalizados para participarem dos processos de vendas ao setor público, inclusive estará sendo implantada a Sala do Empreendedor.
As principais dificuldades são relacionadas à irregularidade pluviométrica na região, que provoca escassez de água e inviabiliza a pecuária e a agricultura familiar. Isto faz com que durante o prolongado período de estiagem o município seja forçado a redirecionar para o combate aos efeitos da seca, recursos que poderiam ser utilizados em investimentos na infraestrutura.
Qual a principal diferença encontrada pela senhora neste início de segundo mandato em relação ao começo da sua primeira gestão à frente do município? Quais são os avanços desse período e quais novos problemas que lhe preocupam?
Edna: No início do primeiro governo encontramos considerável volume de débitos com funcionários e fornecedores, bem como grandiosa carência na infraestrutura da cidade e da zona rural. O quadro atual é bem diferente, pois conseguimos regularizar as contas municipais, pagando rigorosamente em dia ao funcionalismo e aos fornecedores.
Nos quatro primeiros anos da administração municipal, desenvolvemos importantes ações que melhoraram consideravelmente a infraestrutura do município e proporcionaram a melhoria da qualidade de vida para o nosso povo. Na saúde, podemos destacar a implantação do SAMU Regional 192, a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas, o Centro de Reabilitação, o Centro de Imagem, com tomógrafo e densintômetro, aquisição da Unidade Móvel Odontológica, modernizamos o Centro de Especialidades Médicas, o Centro de Especialidades Odontológicas e o Centro de Atenção a Saúde da Mulher, como também foram realizados mutirões de cirurgias de catarata e doações de próteses para portadores de necessidades especiais. Na educação, adquirimos 13 novos ônibus, 100 bicicletas com recursos próprios para atender no transporte de estudantes da zona rural, implantamos laboratórios de informática nas unidades de ensino, adquirimos mais de 300 laptops para estudantes e professores, cerca de 3 mil novas carteiras escolares e mobiliário para as escolas, estamos construindo a sede própria da Escola Municipal Tiradentes, concluímos a Creche Escola no bairro do Alto de São Vicente. Na zona rural, construímos centenas de cisternas, perfuramos poços artesianos nas escolas, fizemos cacimbas e bebedouros, recuperamos estradas, apoiamos a agricultura familiar e estamos colocando água encanada em algumas comunidades rurais.
Na cidade pavimentamos cerca de 60 ruas, estamos saneando o bairro do Mutirão e adjacências, estamos concluindo a construção da Praça de Alimentação, revitalizamos a Praça João Pessoa com a implantação de parque infantil, e ainda a Praça da Saudade recebeu Academia Ar Livre, já a Praça Nilo Feitosa recebeu a Biblioteca Indústria do Conhecimento, em parceria com o SESI. Na Vila Popular construímos uma praça com Academia Ar Livre, e estamos revitalizando a Praça Poeta Pinto do Monteiro. O Cemitério Público foi reformado, com implantação da Central de Velórios.
Na cultura e turismo, fizemos investimentos em grandes eventos, a exemplo do Melhor São João de Todos os Tempos, Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, entre outros. Implantamos o Centro Cultural, promovemos oficinas de música, artes cênicas e artesanato. Apoiamos campeonatos esportivos e estamos construindo o Ginásio de Esporte O Chicão, no conjunto Mutirão, e já definimos a reforma do Estádio Feitosão.
Na ação social, ampliamos os programas sociais, implantamos o programa Neném Fortinho, que trabalha no atendimento de crianças recém nascidas com reforço alimentar. Entre outros programas podemos destacar o programa Sopa da Gente, AABB Comunidade, ProJovem, Eu Gero Minha Renda, Compra Direta, PETI e o Centro de Convivência do Idoso.
Quais os investimentos previstos para a cidade em 2013?
Edna: A nossa meta é pavimentar novas ruas, construir a fonte de água magnesiana no Parque das Águas, a construção de uma nova Praça na Vila Popular, conclusão do Parque da Cidade e a construção de novas casas habitacionais em parceria com os Governos do Estado e Federal.
Em relação às obras, quais os novos projetos já estão em andamento?
Edna: Temos em andamento a Escola Municipal Tiradentes, o Ginásio Poliesportivo O Chicão, o Parque da Cidade, a reforma da Praça Poeta Pinto do Monteiro, a construção de uma nova Creche na Vila Popular, as obras de esgotamento sanitário no conjunto Mutirão e adjacências.
A questão da seca está afetando vários municípios do Cariri. Quais os prejuízos causados pela seca em Monteiro e como a cidade está enfrentando o problema?
Edna: Mais de 50% do gado foi dizimado, não houve safra agrícola nos últimos dois anos. O abastecimento de água ficou comprometido e houve um acentuado aumento no preço dos gêneros alimentícios principalmente, dos que são produzidos pela agricultura familiar.
A gestão municipal tem realizado algumas ações como perfuração de cacimbas e bebedouros, realizou a doação de ração animal, em parceria com o Governo do Estado e também com recursos próprios.
Junto ao Governo Federal foi ampliado o programa de Carros Pipa, que tem atendido várias comunidades rurais, com abastecimento de água nas cisternas. A Prefeitura está iniciando um trabalho educacional pela economia de consumo de água, utilizando os veículos de comunicação e a rede escolar.
Como está a relação com os servidores, quais os principais avanços? Já há a previsão de reajustes ou outros benefícios para as diversas categorias do funcionalismo municipal?
Edna: Desde o início do primeiro mandato temos mantido o pagamento dos servidores rigorosamente dentro do mês trabalhado. Implantamos o Plano de Cargos e Carreira, e realizamos o concurso público. Foram feitos investimentos de capacitação e melhoria da estrutura de funcionamento das Secretarias. Os professores receberam laptops e implantamos o Piso Nacional da categoria.
Como tem sido o relacionamento com o Governo Estadual e o Governo Federal nesse início de nova gestão?
Edna: Mantemos parcerias com o Governo do Estado e com o Governo Federal que têm rendido bons resultados para o funcionamento da máquina administrativa municipal, e melhorado a qualidade de vida população, através de programas e obras.
Como tem sido a relação com a Câmara Municipal e a relação com a oposição neste início de governo?
Edna: O relacionamento com o Poder legislativo é o melhor possível até porque sempre encaminhamos para avaliação por parte dos vereadores projetos de real interesse para a comunidade. A relação com a oposição é respeitosa e institucional, não temos enfrentado maiores problemas.
Vários prefeitos do estado reclamam da diminuição de receitas e a dificuldade em se planejar os gastos com a variação dos valores dos repasses de verbas federais, como FPM e Fundeb. Como à senhora está enfrentado essa situação em Monteiro?
Edna: Pela a experiência do primeiro governo já temos o mapeamento de como normalmente se comportam a receita mês a mês, por isto dar para se ter uma idéia, quais são os meses durante o ano nos quais a queda é mais acentuada. É uma realidade com a qual temos que conviver e mesmo diante disto temos conseguido manter o equilíbrio das contas municipais, com muito planejamento, seriedade e eficiência.
Como está a situação das contas da prefeitura atualmente? Há dividas ou a situação já está equilibrada?
Edna: Algumas dívidas por ventura existentes estão dentro de um cronograma perfeitamente administrável. A situação está sob controle.
Como à senhora avalia esses 100 dias da nova gestão? Deu para atingir os objetivos esperados e quais as metas para o futuro?
Edna: Nesses primeiros 100 dias conseguimos atingir os objetivos planejados e temos boas perspectivas para os meses seguintes.
Postar um comentário