São João do Cariri celebra 220 anos de história com grandes shows em praça pública.



Neste sábado (06), o município de São João do Cariri comemora 220 anos de fundação. A gestão do prefeito Helder Trajano preparou uma programação especial para celebrar a data, com shows de Avine Vinny, Chapeú de Aço e Forró das Antigas, que acontecerão em praça pública.


A cidade, conhecida como a “mãe do Cariri”, é um importante polo cultural e histórico da região.A festa contará com toda a estrutura necessária para garantir a segurança e o conforto dos presentes.


O prefeito Helder Trajano destaca a importância de celebrar a história e a cultura da cidade: “São João do Cariri é um município que tem muito a celebrar. Estamos comemorando 220 anos de uma história rica e vibrante, e nada mais justo do que celebrar com alegria e música, em um evento aberto para toda a população”.


O Portal Paraíba Mix parabeniza todos os munícipes/internautas pela data especial da cidade que é carinhosamente chamada de Cidade da Fé.


O aniversário da cidade está sendo comemorado excepcionamente neste sábado-feira (06), mas a data oficial é no dia 05 de maio



Conheça a história de São João do Cariri:


A região territorial de São João do Cariri já chegou a atingir mais de 1/3 do atual Estado da Paraíba, pois, além do sertão e do Cariri, pertencia-lhe Campina Grande e as suas atuais microrregiões do Agreste da Borborema. O território do município era habitado por nativos Cariri até meados do século XVII, quando luso-brasileiros do litoral chegaram e se juntaram aos Cariris e formaram uma aldeia, a qual deram o nome de Travessia.


Em 1669 com a doação de uma sesmaria por Alferes José Alves Martins, teve origem o sítio São João. Em 1750 foi criada a freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, com sede em um templo construído pelos Jesuítas. Em 1776 foi elevada à categoria de Julgado. Em 1798 foi elevada à categoria de Vila, sob a denominação de Vila de São Pedro no dia 5 de maio de 1803, cujo foi oficialmente instalada a Vila Real de São João do Cariri. Em 1854 foi elevada à categoria de Comarca.


São João do Cariri foi um importante centro político e administrativo da Paraíba. Possuía vários distritos e localidades sobre a sua jurisdição. Além de ter um tribunal de júri (elevação à categoria de julgado), foi também sede da extensa Freguesia de Nossa Senhora dos Milagres, que compreendia uma enorme área territorial.


Na esfera política, de São João do Cariri saíram senadores, a exemplo do Senador Amir Gaudêncio, deputados e até governador da Paraíba, a exemplo de Gratuliano de Brito. A cidade também tem uma considerável tradição na produção intelectual do Estado. Chegou a ser alcunhada, por cronistas do século XIX, como “Atenas do cariri Velho”, em virtude do grande número de doutores e bacharéis que possuía.


Paraíba Mix

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem