Prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro promove Avaliação Diagnóstica Inicial



A prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer realizaram nos dias 13 e 14 de março, do corrente ano, a Avaliação Diagnóstica Inicial – 2023 do Programa Integra Educação PB, com a aplicação das avaliações de aprendizagem nas Escolas Pedro Pedrosa Amador e Mauro Severiano Leite da Rede Municipal de Ensino do município.



O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, executada em parceria com os municípios, que tem por objetivo assegurar a alfabetização das crianças na idade certa e corrigir os déficits de aprendizagem através do monitoramento de resultados, aplicação de avaliações diagnósticas e formação continuada para as equipes escolares.


A avaliação, que teve início no mês de fevereiro no Estado da Paraíba, consiste na aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática, em formato digital ou impresso, conforme a realidade de cada escola, utilizando a mesma matriz de avaliação do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb). Esse ano (2023) as avaliações diagnósticas de entrada foram aplicadas com aproximadamente 300 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamenta


O objetivo da iniciativa é gerar um painel de aprendizagem que permita identificar aluno por aluno, turma a turma, quais habilidades foram consolidadas de um ano para outro, e onde o déficit de aprendizagem se apresenta.


Os dados gerados são utilizados dentro do planejamento de cada escola, visando a recomposição de aprendizagem. Além disso, as informações são utilizadas para atualizar os materiais e formações do Integra Educação PB, que representam 200 horas de Formação Continuada para cerca de 11 mil professores das redes de ensino estadual e municipais.


O Secretário de Educação, Cícero Romão destaca a importância do Programa Integra Educação PB, “Nesses últimos três anos, durante e pós-pandemia, o Governo do Estado está nos apoiando muito com o Integra Paraíba e é de suma importância essas avaliações diagnósticas, principalmente no primeiro bimestre, pois serve de mapeamento e embasamento para o trabalho escolar do ano que está iniciando e construir novos caminhos na educação do nosso município e de outros da Paraíba”.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem