OS MELHORES: Pesquisa AGORASEI/Polêmica Paraíba aponta que o prefeito Marcos Alves de Salgadinho tem 86% de aprovação



O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança neste sábado (11), a terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.


Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.


A pesquisa traz indicadores sociais e políticos voltados principalmente para a eleição municipal de 2024; com um questionário diverso e intuitivo, a parceira Polêmica – AgoraSei andou do sertão ao litoral entrevistando milhares de pessoas.


A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.


Nesta terceira matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei realizou a pesquisa no município de Salgadinho. A pesquisa foi realizada entre 28 a 29 de janeiro de 2023, utilizando uma amostra de 300 entrevistados, sendo 105 na zona urbana e 195 na zona rural.


O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.4 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra


O número mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 76% de aprovação, ratificando o bom trabalho dos dois primeiros anos do segundo mandato de Marcos Alves.

Na pesquisa feita de forma estimulada onde só é perguntado se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com Marcos tendo incríveis 86% de aprovação e apenas míseros 8,7% daqueles que não concordam com sua administração.



A boa administração, a saúde, o trabalho e o número de novas obras são os principais pontos considerados pelos 258 munícipes que aprovam a gestão, como primordiais para o sucesso do segundo mandato do Prefeito.



Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: A avaliação do funcionamento dos postos de saúde, que atingem 82,4%; a avaliação na educação do município tem 85% de aprovação e o número que mais se destaca é a o trabalho realizado na coleta de lixo de Salgadinho que chega a 86,7% de aprovação perante os 300 entrevistados.



Sob o nome de Salgadinho o povoado passou a ser distrito de Patos em 7 de janeiro de 1949, com terras cedidas do distrito de Espinharas.


Mais de uma década depois, movimentos populares sob as lideranças de Cícero José Maciel, José Bezerra de Maria, Pedro Leite Correia de Melo, Joaquim Marcolino Guimarães, José Morais da Silva e Felizardo Trindade de Figueiredo conseguiram a emancipação do distrito através da lei estadual nº 2.676 de 22 de Dezembro de 1961, publicada no Diário Oficial do Estado e assinada pelo governador Pedro Gondim.


O município é conhecido internacionalmente como sendo um dos poucos locais no mundo a se encontrar a raríssima e valiosa Turmalina Paraíba, perseguida desde a década de 1980 no distrito de São José da Batalha.


Marcos Alves tem 47 anos, é casado e professor de ensino fundamental. Eleito Vereador pela primeira vez nas eleições de 2000, Marcos foi duas vezes consecutivas vice-prefeito do município em 2004 e 2008.


A primeira disputa municipal do Prefeito foi em 2012, perdendo para a então Prefeita Débora Cristiane. Marcos tentou mais uma vez em 2016 e saiu vitorioso ao derrotar o ex-Prefeito Damião Balduíno.


Em 2020 o Prefeito disputou a reeleição conseguindo vencer com uma certa tranquilidade a ex-Prefeita Débora Cristiane, devolvendo a derrota de 2012.


Nas últimas eleições, o Prefeito, apoiou para a Assembleia, o ex-Prefeito de São José de Piranhas, Chico Mendes (PSB), na disputa para a Câmara o nome foi Aguinaldo Ribeiro (PP), no Senado Efraim Filho (União) e a reeleição do Governador João Azevêdo. Todos os candidatos tiveram ótima votação na cidade, se destacando a grande vantagem do Governador atingindo um percentual de 66,19%% dos votos no primeiro turno e 72,43%% no segundo.



SALGADINHO APOIO DO PREFEITO VOTAÇÃO NO PRIMEIRO TURNO

GOVERNADOR JOÃO AZEVÊDO 1.470

SENADOR EFRAIM FILHO 988

DEPUTADO FEDERAL AGUINALDO RIBEIRO 1.191

DEPUTADO ESTADUAL CHICO MENDES 1.072

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem