Cariri lança primeiro guia turístico de uma série de ações do programa nacional de roteiros do Sebrae, e Prata está incluída.




Um guia turístico digital foi lançado nesta quarta-feira (8) como resultado do programa nacional Agentes de Roteiros Turísticos do Sebrae. Na Paraíba, sete regiões lançarão novos roteiros ou farão melhoras em rotas existentes. Esse é o caso do guia que apresenta cinco cidades do Cariri, que mostra nova vertente da Rota Cariri Cultural, com o folder “Aventuras nas Serras”.


O guia atrai para cinco novos roteiros que estão sendo divulgados neste material, disponível pelo link https://drive.google.com/file/d/1MR7pJo0HKw2zepqlMitaQFypHBlbxUIb/view?usp=share_linkhttps://drive.google.com/file/d/1MR7pJo0HKw2zepqlMitaQFypHBlbxUIb/view?usp=share_link fixado nas bios dos Instagrans da Rota.


Os roteiros são “Laje das Moças” em Monteiro, “Aventuras na Serra do Coró” em Caraúbas, “Complexo Serra da Matarina” em Prata, “Encantos da Engabelada” no Congo e “Trilhas da Serra dos Vales” em Taperoá. 


Em 2023, é possível que novas rotas e roteiros se consolidem em outras regiões. São 12 regiões na Paraíba e essas sete são só o começo. A Rota Cariri Cultural também incluirá mais cinco cidades no folder este ano: Camalaú, Coxixola, São João do Tigre e Sumé.


Segundo a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, os agentes são consultores da área de Turismo que trabalham principalmente a governança nas regiões turísticas. 


“Na Paraíba são sete agentes, cada um localizado numa região, realizando um trabalho que terá como resultado a qualificação ou a formatação de uma rota ou roteiro turístico. Por exemplo, a rota gastronômica do Brejo, que só tinha empresas de alimentação fora do lar de Areia e Bananeiras, hoje possui mais empresas de cidades como Pilões. A tendência é ampliar”, detalhou. 


O folder do Cariri tem algumas informações e fotos na frente e no verso, um mapa guiado com as sinalizações das cidades. Dá para se situar onde se chega e planejar para onde ir, até se conhecer as cinco cidades. 


Cada cidade mostra serras e formações rochosas ao visitante. Como geralmente a atividade é realizada pela manhã, um city tour também é indicado, pois todas as cidades têm trabalhado o Turismo como forma de manter a cultura e a História.


“A possibilidade e a iniciativa desse programa na Paraiba tem dado muito certo porque os consultores vivem a região, os municípios, manhã, tarde e noite. Isso é um olhar diferenciado para que também possa agregar valor às rotas e roteiros com a produção associada ao Turismo, que são manifestações culturais, gastronômicas e artísticas”, disse Regina.


Serras, aventuras e cultura


O folder “Aventuras nas Serras” foi realizado em parceria com as prefeituras do Cariri. Para a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena


Arruda, esse é mais um trabalho realizado em prol do desenvolvimento do Turismo Ecológico, Rural e de Aventura.



“É um dos desdobramentos dos planos de ação que estamos trabalhando na Rota Cariri Cultural. Chega também apoiado pelo programa do Sebrae Nacional, que realizou mais essa vertente em conjunto com os gestores e parceiros”, pontuou.


O turismólogo e consultor do Sebrae, Ayron Kerlly, foi o agente que orientou na formatação de cada roteiro individual e criou o guia integrado. A ideia de folder é para poder ter um mapa do território com as cinco cidades interligadas.


“O nosso trabalho de consultoria é o de detectar o ambiente favorável para desenvolver roteiros. Visitamos cidades, orientamos e capacitamos os agentes locais para bem receber e mostrar o melhor em Turismo Rural. É o material de divulgação, com dicas, mais completo da Rota Cariri Cultural”, concluiu.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem