Presidente da Câmara Wagner Barros: Janeiro Branco é o mês que destaca a importância do cuidado com a saúde mental.

 



O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental e foi denominado Janeiro Branco. Psicólogo e fundador do grupo Psicólogos com Amor, o presidente da Câmara Wagner Barros da cidade da Prata destaca a importância do cuidado e da prevenção.


“Acredito na necessidade de ter um olhar mais caridoso para as pessoas, pois muitos estão sofrendo e precisamos exercitar a empatia, ter atitudes mais solidárias e respeitar a dor do outro. As pessoas estão ficando doentes e não é mimimi, é dor. Quem tira a vida não está tentando se matar, mas sim quer matar a dor que está sentindo, a angustia e se ficarmos atentos ao nosso redor podemos ajudar quem está precisando”, comentou o vereador.


Wagner acredita que a divulgação de boas ações pode ajudar no cuidado da saúde mental. “Muitas vezes nos deparamos com a divulgação de fake News, divulgamos coisas sem importância e algo que pode ajudar as pessoas acabam não sendo divulgadas. Então todas as vezes que ver um projeto que cuida das pessoas, uma ação voltada para a saúde mental, divulgue. É uma forma de contribuir a combater essas doenças relacionadas a mente”, complementou.


O objetivo do Janeiro Branco é evidenciar e promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional que, de acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Este número é de quase 6% da população e deixa o Brasil na segunda posição do ranking continental, perdendo apenas para os Estados Unidos.


Entre os transtornos mentais mais comuns segundo dados do Jornal Contábil estão: transtornos esquizoafetivos; transtorno bipolar; transtorno do espectro autista; transtornos de ansiedade (como síndrome do pânico, fobias, etc.); transtornos devido ao uso de álcool; transtornos depressivos; transtornos obsessivos compulsivos; entre outros.


Se você precisa de ajuda ou é psicólogo procure o CAPS de nossa cidade.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem