Chico Mendes participa do I Festival da Cultura Indígena em Rio Tinto: "Conhecimento e história".

 


Ao lado da prefeita, Magna Gerbasi, o pré-candidato a deputado estadual, Chico Mendes, participou no sábado (6) do 1º Festival da Cultura Indígena de Rio Tinto, município localizada no Vale do Mananguape. 32 aldeias potiguaras e representações de outros povos, como os Tabajaras estiveram no evento.


Cada aldeia fez apresentações artísticas, rituais de dança (toré), coco-de-roda, ciranda, exposição fotográfica, culinária e artesanato desses povos, explicou Chico Mendes.


“Satistação minha conhecer uma cultura diferente e aprender um pouco da história desses povos. Fui convidado e não pensei duas vezes”, disse.


Anteriormente, o Festival da Cultura Indígena foi marcado para o dia 16 de julho, mas a data teve que ser mudada, sobretudo, por causa das informações meteorológicas, que preveem para este mês muitas chuvas, o que pode comprometer a realização da festa.


As últimas chuvas chegaram a isolar algumas aldeias que se situam em áreas rurais de Rio Tinto e Marcação, Litoral Norte da Paraíba.


Casarão dos Lundgren - O local escolhido para o Festival foi o Palacete dos Lundgren, uma construção de estilo alemão do início do século passado, hoje sob a tutela dos povos Potiguara. Os ambientes do festival serão montados no grande pátio que fica na frente e nos lados do prédio, que foi usado como residência pela Família Lundgren.


O prédio está estrategicamente edificado numa área alta da cidade e fica ao centro de um grande terreno coberto por grama, por isso ideal para a realização do Festival Indígena.


O palacete é uma requintada residência de quartos e salões amplos, de primeiro andar, com grandes portas em madeira de lei e a presença de mármore italiano. As paredes muito largas e os tijolos ocre aparentes são uma característica da arquitetura alemã da época, seguindo o padrão das demais instalações que os Lundgren construíram em Rio Tinto, em que se destaca a famosa indústria têxtil, que funcionou até os Anos 80.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem