Saguis são achados mortos na PB e Saúde investiga se há febre amarela


A descoberta de 11 saguis mortos em uma zona de mata entre os municípios de João Pessoa, Marcação, Pedras de Fogo e Bananeiras fez a Saúde estadual colher material genético dos animais para realização de testes que podem ou não comprovar infecção por febre amarela. 

Os corpos dos animais foram encontrados entre janeiro e o início deste mês. Além da possível infecção por febre amarela, uma hipótese mais considerável é de que a população tenha matado os animais.

“É importante falar que o macaco não é transmissor da febre amarela. Ele se transmite através da picada do mosquito. O macaco é um grande aliado nosso na saúde pública. Ele é um grande indicador da gente em termos de saúde pública. A Paraíba, até agora, não tem registro da doença nem em animais nem no homem”, afirmou o chefe de Zoonoses da Paraíba, Assis Azevedo.

Dos onze animais mortos, dois já passaram por testes, que resultou em negativo para infecção pelo vírus da febre amarela. O resultado dos outros exames deve ser divulgado nos próximos dias.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem