Rio e açudes no Cariri não estão prontos para receber transposição, diz MPF


O açude de Poções, na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, e o Rio Paraíba não estão preparados para receber as águas da transposição do Rio São Francisco, segundo a procuradora-geral do Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro, Janaína Andrade de Sousa. Segundo ela, uma vistoria técnica feita por peritos do órgão confirmou que as obras feitas não foram suficientes para garantir sustentabilidade ao processo de passagem da água.
“A informação técnica, lavrada pelo perito do MPF, deixa claro que [o açude de] Poções não tem condições para receber a água, com sustentabilidade, da transposição do Rio São Francisco. A obra tem um prazo de cerca de 300 dias para ser concluída e temos cerca de 20%, apenas, concluída”, disse a procuradora-geral.

Já sobre o Rio Paraíba, a procurado geral do MPF disse que “a limpeza do rio Paraíba, ficou evidenciada para o Ministério Público Federal que ela foi feita, tão somente, uma retirada do lixo aparente com escavadeira e isso não seria uma obra, em matéria ambiental, a ser realizada de acordo com as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)”, destacou a procuradora-geral.

Segundo o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) na Paraíba, Alberto Batista, o açude Poções e o açude da cidade de Camalaú estão passando por obras para a abertura de canais nos locais onde ficavam as barragens de contenção da água. A intenção é fazer com que não seja necessário aguardar o açude receber água até ultrapassar a capacidade total para que ela consiga seguir o caminho até o açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, na mesma região.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem