Cagepa inicia obra para adutora do Congo captar água da transposição


As águas da transposição do Rio São Francisco que passam pelo Rio Paraíba vão ser captadas e integradas a adutora do Congo que leva água para várias cidades do Cariri paraíba. A medida foi anunciada pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), que já inciou as obras. A previsão é de que até o fim de abril, as águas do “Velho Chico” também cheguem as cidades por onde a transposição e o Rio Paraíba não passam.

Segundo o gerente regional da Cagepa, Ronaldo Menezes, com esta medida, a adutora não vai depender exclusivamente do açude Cordeiro, na cidade do Congo, para poder levar água a população.

“Os açudes da região estão em situação crítica e, por isso, muitas cidades estão sem água nas torneiras. Com essa medida, a água que chega da transposição vai ser levada para as outras cidades mais distantes através da adutora que já existe”, disse ele.

Ronaldo Menezes explica que o projeto vai aproveitar a passagem da adutora por um trecho do Rio Paraíba. “A adutora de água bruta que sai do açude Cordeiro, passa próximo ao rio, no município do Congo. Está sendo feita uma obra, para a construção de poço artesiano para captar água do rio. Depois a água vai para a adutora que já existe e segue para ser tratada na estação de Sumé. Depois disso, ela vai para a população”, disse ele.

No Cariri paraibano, o Rio Paraíba passa pelas cidades de Monteiro, Camalaú, parte do Congo, São Domingos do Cariri e Boqueirão. Mas, com adutora, a água que chega da transposição vai chegar a outras cidades como Sumé, Serra Branca, Livramento, Parari, São José dos Cordeiros e Gurjão.

Açude Cordeiro

De acordo dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude Cordeiro, no município do Congo, que faz parte do sistema da adutora do Cariri, está seco. Ele tem capacidade para armazenar até 69.965.945 m³ de água, mas está com apenas 32.048 m³, sendo este considerado um volume de 0%. (G1/PB)

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem