Administração para todas as idades com Simone Carneiro

Administração como tudo começou!

A Economia nos tempos antigos!

Segundo Franzoni, a Administração antiga, ou seja, as tribos nômades da Pré-História e os povos das grandes civilizações da Antiguidade (Egípcia, Fenícia, Galileia e a Romana) administravam suas economias, na prática de acordo com a realidade de cada povo.
Sobre os Fenícios e Galileus 

Os povos da Fenícia viviam de forma rudimentar, mas apresentavam uma grande inteligência intrínseca. Estes adoravam a natureza e criavam seus próprios deuses. Foram os mesmos que inventaram o alfabeto em forma de símbolos, que facilitou o desenvolvimento do comércio exterior marítimo e a comunicação entre as pessoas. E ainda tinham talento para Arquitetura e Construção, e estiveram no trabalho na construção do templo de Jerusalém, no reinado de Salomão.  

Atualmente o país é o território do Líbano, algumas das suas principais cidades na Antiguidade (Tiro e Sidon), e foi lá onde tivemos o encontro da mulher cananéia com “Jesus Cristo” e um pedido?Bíblia Mc7.25-29

A Galileia nos tempos antigos 

Terra frutífera e próspera, por isso, os galileus foram explorados pelo povo fenício no mundo do comércio. Ainda de ser uma terra fértil, a mesma incluía   um comércio lucrativo, havia produção de cereais, azeite de oliva, vinho e frutas diversas. Também se verifica que lá havia uma Indústria de pesca, uma das passagens bíblicas mostra que enquanto Pedro, Tomé e Natanael trabalharam na pesca uma noite inteira e nada de peixe, aparece Jesus, este diz, jogue as redes, e acontece um milagre, Jesus sabia exatamente onde estavam os peixes. A pescaria com Jesus é sempre diferente. João 21.

Profissões muito usuais nos tempos antigos

A pescaria, os tecelãs, edificações, carpinteiros, marceneiros, estas profissões passavam de pai para filho. A produção de grãos, vinho, óleo e carne eram abundantes. Com um reino de aproximadamente 200 mil habitantes na Galileia. “Além da riqueza agrícola e da pescaria, existia na região um centro de produção de cerâmica, situadas entre a alta e a baixa Galileia. A região de Jericó oferecia extraordinárias tamareiras, plantas de precioso bálsamo, e também era conhecida como a cidade das palmeiras (cf. Dt 34,3; Jz 1,16). Uma parte dessas riquezas era levada para Tiro e Sidônia, cidades portuárias da Fenícia, passando pela alta Galileia”. (Extraído da abiblia.org). 

Jesus na Galileia nos tempos antigos também teve a sua profissão

"Porquanto, qual de vós, desejando construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o custo do empreendimento, e avalia se tem os recursos necessários para edificá-la?." Lucas 14.28

A Galileia hoje!Área Turística de Israel.

“Graças à abundância de água e ao solo fértil nos vales da Galileia, esta região tem sido relativamente bastante habitada desde os tempos antigos, e hoje tem a maior variedade de comunidades étnicas de Israel(www.goisrael.com.br).




Referências Bibliográficas

www.vidapastoral.com.br
WWW.mundoeducacao.bol
www.sohistoria.com.br
www.goisrael.com.br/Tourism
Franzoni, Gervásio. Introdução à Contabilidade. São Paulo: FTD 1996.

O Próximo Texto falaremos sobre os precursores da Administração científica.

Taylor e Fayol e suas inovações, que são ferramentas usadas até hoje nas empresas modernas.
Simone Carneiro de Azevedo
Formação: Administração(UFPB) e  Pós Graduação em Gestão de Negócios(FIP).
Aos estudos somos mais que vencedores com Cristo Jesus!
Obrigada!



0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem