Em Prata: Integrante do Grupo Combate ao Tabagismo do Nasf larga o cigarro.



O tabagismo é considerada pela Organização Mundial de Saúde  (OMS) a principal causa evitável de morte. A lista de males que o cigarro causa na vida da pessoa que fuma, é  extensa e assusta. Lembre-se não é  apenas o câncer de pulmão, mas várias outros cânceres, além de enfisema, infarto do miocárdio, bronquite crônica, sinusite, derrame cerebral  e envelhecimento prematuro da pele, que são também causados ou agravados pelo tabagismo, entre outras inúmeras doenças.

Por todos esses motivos a Secretaria de saúde de Prata, junto com o NASF, oferece a população que tem o desejo de parar  de fumar o Grupo de tabagismo. Para participar é só deixar o nome na Secretaria de saúde.As reuniões acontece uma fez por semana com a psicóloga do NASF Eliane Santa Cruz César.


A senhora Maria de Fátima Rodrigues dos santos,62 anos de idade, passou mais de 30 anos dependente do cigarro, devido  um susto grave em sua residência, vários dias estava com tonturas e sofreu uma grande queda, depois desse episódio a mesma procurou  atendimento  médico e o problema era o fumo ou ela parava de fumar ou podia complicar sua vida futuramente. 

Depois disso ela tomou a sua decisão e  com a ajuda da prefeitura municipal da Prata através da secretária de saúde e o NASF começou a frequentar as reuniões e começou a usar o adesivo e hoje faz um ano que ela está longe do cigarro, melhorando a sua saúde e qualidade de vida.


Se você se identificou com a história da dona Maria procure a Secretaria e venha também participar do grupo de tabagismo.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem