Prata: CAPS completa um ano de serviços prestados no município



Foi realizado nesta quinta-feira (19/05), no CAPS(Centro de Atenção Psico-Social) - Amara do Carmo Bezerra , uma festa em comemoração a um ano de existência, órgão que tanto dignifica cidadãos que necessitam de atenção especial. 

Estiveram presentes todos os funcionários, pacientes, familiares ,convidados, o Prefeito Junior Nóbrega ,a Secretária de Saúde Maria Aparecida e o Secretario de Administração Nivaldo Sátiro.

Com o objetivo principal de reinclusão social e tratamento de portadores de transtorno mental, a cidade de Prata recebeu, há (1) ano atrás, o Centro de Atenção Psicossocial, um núcleo de saúde, mais uma conquista da administração Municipal. 

Os usuários do CAPS e têm acompanhamento semanal inserido nas diversas oficinas terapêuticas que são, Músicas, Atividade de Vida Diária, Grupo de Memória, Higiene, Saúde, Recreação, Artesanato, Horta e Jardinagem, Teatro, Terapia em grupo e consultas com psicólogo. Cada oficina tem uma razão terapêutica a qual cada usuário vem atingindo metas e galgando sua estabilidade


 “Comemorar é sempre um prazer em relação ao CAPS, porque todos os avanços obtidos neste decorrer de um ano têm trazido para nós como profissionais e para os usuários uma grande satisfação, o CAPS é um Centro de Atenção Psico-Social, onde nós cuidamos da reinclusão do paciente com transtorno mental, então este paciente que antes era discriminado, chamado de louco, hoje está tendo uma oportunidade de está vivendo em sociedade novamente, com isto percebemos a importância do CAPS,” informou Maria Aparecida Secretaria de Saúde.

As portas abertas nos dão a certeza de que vivemos um novo tempo, um tempo de liberdade, de reconhecimento, de amor ao próximo, da não discriminação da não exclusão. Trabalhar com seres humanos tão intensos, tão verdadeiros, tão livres de máscaras e mentiras nos faz ter a certeza de que o mundo pode e vai ser melhor. 

O CAPS funciona de segunda-feira à sexta-feira, das 7hs às 13hs. Os usuários freqüentam por meio período ou integral de acordo com o pré-estabelecido pela equipe técnica. O CAPS oferece as refeições diariamente, Café da Manhã, Almoço e Lanche que são servidos aos usuários que estarão fazendo as oficinas.

 Objetivos do CAPS:

Acolher os pacientes com transtornos mentais e seus familiares, encaminhados pelas Equipes de Saúde da Família ou livre demanda.
Inserir os pacientes em oficinas terapêuticas.
Tratar da reinclusão social a partir da família e pessoas próximas.
Fornecer ao paciente o atendimento multidisciplinar necessário.
Garantir a manutenção medicamentosa prescrita pelo médico.










0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem