Prata adquire equipamentos e intensifica guerra contra o mosquito Aedes aegypti


A Prefeitura Municipal da Prata, através de Secretaria de Saúde e em parceria com o Governo do Estado e a 5ª Gerencia de Saúde de Monteiro, conseguiu adquirir os equipamentos e treinar os agentes de endemias do município para o uso do fumacê costal na guerra contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. Esta é a primeira cidade do Cariri que realiza tal serviço.
De acordo com a secretária de Saúde, Maria Aparecida, a bomba costal é um equipamento colocado nas costas do agente para o combate in loco. Ele pesa cerca de 12 quilos, mas pode chegar a 20 quilos na sua capacidade total.
“O fumacê costal é muito eficaz, os agentes de endemias estão fazendo uma ação nos locais de difícil acesso aonde o carro fumacê não podia chegar. Os agentes vão aos lotes e residências e observam se há focos do mosquito. Se tiver foco, fazem o fumacê”, comentou o agente Domingos.
É importante lembrar que os casos de dengue estão sendo diminuídas no município desde que começou o surto no país. “Eliminar água parada em calhas, pratos de flores, recipiente da parte de trás da geladeira e em quintais sujos é a melhor maneira de evitar a proliferação da doença. Cada um tem que fazer a sua parte”, revelou a secretária Maria Aparecida.




0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem