Comunidades rurais do município da Prata estão sendo beneficiadas com barragens subterrâneas



O Município de Prata, numa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, estão beneficiando cinco comunidades da zona rural: Pereiros,Paraíso,sítio tanquinho,Lajinha, e Cabeça do boi, com a construção de barragens subterrâneas.

A obra faz parte do Programa Água Viva, do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase)

As barragens subterrâneas tem a estrutura de um poço tubular, uma caixa d'água de cinco mil litros, um kit de irrigação por gotejamento, um sistema de energia solar e dez mil folhas de palma resistente à praga da cochonilha do carmim para o agricultor alimentar o rebanho e manter a forragem em tempos de estiagem.

As barragens possuem uma profundidade de 4,5 metros, uma vala de 1,50 metros de largura e 40 metros de comprimento. O volume hídrico aproximado é de 400 m³.

Os kits que acompanham as barragens e poços são sistemas de exploração com uso da energia solar no bombeamento da água para subirrigação por gotejamento.

A Prefeitura de Prata tem buscado projetos junto ao Governo do Estado para tentar amenizar os efeitos da seca e ajudar o homem do campo a sobreviver em meio ao problema, buscando as ações disponibilizadas pelo Procase e outros programas.

A indicação das comunidades contempladas pelas barragens do Procase é feita através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Para o Senhor Valderedo proprietário do sitio tanquinho muito satisfeito comenta "Pela barragem que foi feita eu acho que vai melhorar muito nossa vida. Ser contemplado com esse projeto nos deixou muito satisfeitos. Agradeço ao prefeito Junior Nóbrega que me ajudou a conseguir esse benefício".









0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem