Comissão que acompanha obra da transposição chega a Monteiro



A Comissão Externa do Senado, que acompanha o Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, presida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), chegou em Monteiro por volta das 10h para a visita ao canteiro de obras na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano. Esta é a quarta inspeção que a Comissão faz as obras do Velho Chico.

A comitiva chegou ao aeroporto Presidente João Suassuna em Campina Grande por volta as 8h em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Além de Vital do Rêgo, integram a comitiva, o ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira, o senador Humberto Costa (PT), relator da comissão, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB), entre outras autoridades.

Antes de embarcarem, o senador Vital do Rêgo, enfatizou que a obra da transposição do Rio São Francisco, será a redenção para o Nordeste principalmente no período de seca. Ele lembrou que Campina Grande por exemplo, está sofrendo com um racionamento de água devido a redução do volume de água armazenado no açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

“Esta é uma obra que vai resolver definitivamente o problema hídrico no Nordeste. E o governo federal está empenhado em entregar logo a transposição” garantiu o presidente da Comissão.

O ministro da Integração Nacional Fernando Teixeira reafirmou que a seca que afeta algumas regiões do País não afetará a obra. Ele garantiu com exclusividade, que a fonte do Rio que havia secado, voltou a jorrar. “A transposição já é uma realidade que vai beneficiar 12 milhões de nordestinos em quatro estados” afirmou.

à tarde, após visitar parte da obra, a comitiva retorna ao aeroporto João Suassuna, onde concede uma entrevista coletiva a imprensa.

O roteiro inicia em Monteiro (PB), às 9h, com visita ao Túnel Engenheiro Giancarlo de Lins Cavalcanti (antigo túnel Monteiro). No período da tarde, a Comitiva vai sobrevoar as obras que passam por Mauriti, no Ceará, e São José de Piranhas, na Paraíba. Por volta das 14h, já em São José de Piranhas, o grupo vai vistoriar a barragem Boa Vista.

A maior obra de infraestrutura hídrica do país emprega atualmente mais de 11 mil trabalhadores. Segundo informou Vital com base em dados do ministério da Integração Nacional, 70% de execução física do empreendimento já está pronta. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto garantirá a segurança hídrica de mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

O senador paraibano enfatizou que as obras estão avançando a cada dia, sendo que as do túnel “Cuncas 1”, o mais extenso para transporte de água da América Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, já está com 94,4% do nível de execução. Com 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, o túnel interliga os estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco.

Vital, que desde que assumiu a presidência da comissão, já realizou três visitas ao canteiro de obras nos trechos da Paraíba e Pernambuco, afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT), está prestes a realizar um sonho de milhares de nordestinos. Segundo ele, a transposição, será a obra do século que vai mudar a face rural do Nordeste, e acelerar o desenvolvimento econômico da região.

Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis.

Para ele, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de seca. A comissão presidida por Vital e relatada pelo senador Humberto Costa (PT-PE), já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, os senadores, ministros e demais autoridades voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem