Andressa Urach é só uma sequela da sociedade obcecada pelo corpo



Hidrogel é a “substância da moda”. Quem diz isso não sou eu, mas os sites de “boa forma”. Trata-se de um produto desenvolvido na Ucrânia que junta poliamida sintética e solução fisiológica, usado para fins estéticos, como preenchimento de rugas. A substância não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica por falta de pesquisa científica que prove se ela é ou não segura. Especialistas alertam que o produto pode causar infecção. Ponto.

Andressa Urach está internada na UTI em estado grave após uma cirurgia para retirada do hidrogel na perna. Ela já tinha avisado que vinha sentindo muitas dores e que por isso resolveu tirar. Também afirmou que a moda da perna muito grossa e definida (conhecida como perna de rã) passou. Ela fez a primeira cirurgia em julho. Teve que fazer outra no dia 28, sexta feira, e, após uma infecção, passou por mais uma cirurgia.

Em outubro, Maria Brandão, de 39 anos, morreu após a aplicação de hidrogel por uma biomédica que não tinha formação para isso. Outras vítimas da charlatã tiveram sérios problemas de saúde.

Não acho que os dois casos sejam coincidência. Não sou médica. Mas se a Sociedade de Cirurgia Plástica não recomenda é porque não é seguro. Ponto. Mas se está “na moda” é apenas esperado que muitas moças façam. E que as com menos recursos procurem a ajuda de picaretas.

O caso é muito sério. Mesmo. Andressa é sequela de uma sociedade que valoriza demais o corpo, a aparência, a juventude, a bunda. “O corpo é um capital no Brasil”, diz a socióloga Mirian Goldenberg em seu ótimo livro “O corpo como Capital”. Andressa faz uso disso como ninguém. Mas realmente não a culpo. Muito pelo contrário. Só espero que ela se recupere. A mania pelo corpo de Andressa é só um sintoma.

Se você seca, tem a perna da moda, a panturrilha da moda, a barriga negativa, você ganha notoriedade. Você vira alguém. Coloca, injeta, tira, coloca de novo. Corta. Isso não costuma acabar bem. Ou a pessoa fica tão doente da cabeça que não consegue mais parar de se deformar ou fica doente de verdade, caso de Andressa, internada com seríssima infecção.

Que Andressa se recupere. E que a tal midia de “bem estar” pare de publicar fotos de antes e depois de mulheres que fizeram aplicação de hidrogel e deixe de falar em corpo da moda como quem fala de roupa. É corpo. Mais gente pode ficar doente, mais gente pode morrer.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem