Maior túnel de transposição está 94,4% pronto entre Paraíba e Ceará



O Presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Transposição de Águas do Rio São Francisco, o senador Vital do Rêgo (PMDB), anunciou que as obras do túnel ‘Cuncas 1’, o mais extenso para transporte de água da América Latina que integra o projeto da Transposição do Rio São Francisco, já está com 94,4% do nível de execução.

De acordo com Vital, as obras do túnel Cuncas 1, que tem 15 quilômetros de extensão e seção de 9 metros de altura por 9 de largura, interliga os estados de Ceará e Paraíba, pelo eixo Norte do projeto de Integração do Rio São Francisco. Ao todo, mais de 1.600 profissionais contribuíram na construção desse túnel.

Além do Cuncas 1, o túnel Cuncas 2, que também faz parte da transposição, e possuí 4 km de extensão, começando em São José de Piranhas e terminando em Cajazeiras, já foi concluído e entregue pela presidente Dilma Rousseff em maio desta ano.

Ao todo, o Projeto de Integração do Rio São Francisco é formado por 477 km de extensão, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis. A obra, que vai beneficiar 12 milhões de pessoas nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, está com 66,1% de sua execução física concluída.

Mais de 11.400 mil pessoas estão empregadas na maior obra de infraestrutura hídrica do País. Com previsão de conclusão em 2015, o Projeto de Integração do São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. O empreendimento vai garantir a segurança hídrica de mais de 390 municípios.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem