Pratense de 16 anos passa em 1º lugar na UFCG Campus Sumé no curso de Engenharia de Produção.

Liliane Coelho Vieira, de 14 anos residente na comunidade rural Cabeça do Boi no município da Prata no Cariri Paraibano, filha dos assentados Sidinei e Rosita teve uma das melhores média do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) da UFCG do Campus de Sumé. Liliane foi aprovada em primeiro lugar no Curso de Engenharia de Produção com a média de 708,5 pelo Enem sem optar pelo sistema de cotas.

A jovem que sempre estudou em escolas públicas é oriunda da Escola Estadual da Prata, fez o Pbvest, o cursinho do Governo do Estado e consegui ainda ser aprovada em primeiro lugar na UEPB no curso de Fisioterapia pelo Sisu, e no quarto lugar no sistema de cotas no Curso de Farmácia e Bioquímica da UEPB.
                
O sonho de Liliane é ser médica e este ano ela pretende cursar Farmácia na UEPB e se preparar para concorrer ao curso de Medicina na UFCG. De origem humilde Liliane hoje mora com os pais e mais quatro irmãos menores em um assentamento na cidade da Prata e sempre acreditou que através da sua dedicação aos estudos poderia chegar a onde quisesse. Desde criança vivenciando as dificuldades da família prometeu a si mesma, que os livros seriam os seus maiores companheiros.

Dedicada à leitura Liliane fez uma ótima pontuação na redação do Enem, 900 pontos, confirmando que os suas horas de leitura e escrita valeram à pena. Liliane reflete como adulta: “A nossa única e maior arma é o estudo, quero estudar para vencer e ajudar meus pais que cuidam tanto da gente e poder retribuir toda essa dedicação”
                
A mãe Rosita lembra que aos 5 anos Liliane já com o livro de Emília, ria sozinha e quanto à mãe perguntava o que era ela mesma contava a história de Emília e seus personagens a todos de casa. O pai Sidinei torce para que a filha alcance o seu sonho de ser médica e faz uma recomendação: “Que desde já ela possa ser uma  médica humilde e atenda e trate bem as pessoas”
              
Liliane segue rumo a Campina Grande em busca de seus sonhos, com a ajuda dos familiares e amigos.  Enquanto isso, o Cariri e a Prata aguardam sua filha nos próximos anos, pronta para servir, com a sua maior característica: a humildade.

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem