Aluna de Escola Pública do Cariri foi aprovada por meio do ProUni no Curso de Medicina na cidade de Porto Seguro, na Bahia.



Após uma jornada de três anos de estudos dedicados e muita determinação, Iasmim Danielle, ex-aluna do IFPB Campus Monteiro, alcançou uma grande conquista ao ser aprovada no curso de Medicina na Faculdade Atenas - Campus Porto Seguro com uma bolsa do ProUni. 

Sua história é um verdadeiro exemplo de perseverança e superação, capaz de inspirar muitos outros estudantes que também almejam conquistar seus sonhos.Desde que terminou o ensino médio em 2021, aos 16 anos, Iasmim encarou o desafio de se preparar para ingressar na faculdade de medicina. 


No entanto, o caminho até a aprovação não foi fácil. Ela enfrentou inúmeras dificuldades, principalmente no alto desempenho exigido para alcançar a nota necessária para concorrer ao curso de Medicina.


O sonho de cursar medicina a acompanha desde muito cedo, e ela já sabia que não seria nada fácil. Desde nova, Iasmim se mostrou uma aluna aplicada e focada nos estudos. Quando criança, estudou na Escola Monteiro Lobato. 


No fundamental II, passou pela rede municipal na Escola Tiradentes e foi aprovada no processo seletivo para cursar o Ensino Médio no IFPB - Campus Monteiro, onde se formou no curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática. 

Iasmim conta que sua trajetória de estudos da infância foi essencial para este momento:"Considero que toda minha vida escolar foi importante para chegar até aqui. 


Tenho muito a agradecer aos meus professores da Escola Monteiro Lobato, da Escola Municipal Tiradentes e do IFPB. Eles foram importantíssimos para minha formação como pessoa e acadêmica e fizeram parte dessa aprovação, mesmo que em fases diferentes da minha vida."Para superar esses obstáculos, ela adotou uma estratégia de estudo focada e disciplinada. Optou por estudar por meio de questões, intercalando diferentes assuntos e disciplinas, e realizando diversos simulados para se familiarizar com o formato das provas e desenvolver sua habilidade de gerenciamento do tempo.


"A prova do ENEM é sobre quantas questões você acertou em menos tempo, então foi mais eficiente para mim ter um estudo teórico embasado na resolução de questões e simulados."Além do esforço individual, Iasmim contou com o apoio fundamental de seus pais, amigos próximos e ex-professores do IFPB, que a incentivaram e motivaram ao longo de sua jornada. Sobre sua família, ela tem algo especial para recordar:"Meus pais foram essenciais para essa trajetória, como apoio emocional e incentivo. 


Meu pai sempre acreditou na minha capacidade e sempre me incentivou a sonhar grande e lutar pelos meus sonhos. Academicamente falando, minha mãe foi a peça-chave. Minha mãe é a professora Ingrid da rede municipal de ensino e costumo dizer que ela foi minha primeira professora. Ela me ensinou pessoalmente por anos e, se hoje sou uma aluna autodidata e competente, é por causa dela. Para mim, ela é a melhor professora do mundo e tenho orgulho de tê-la como mãe.


"A emoção de Iasmim  ao receber a notícia de sua aprovação foi indescritível. Sentimentos de alívio, felicidade e gratidão se misturaram, culminando em um momento de pura realização pessoal. Agora, aos 18 anos, Iasmim é caloura de Medicina na Faculdade Atenas de Porto Seguro - BA, com bolsa integral pelo PROUNI. Mesmo após a aprovação, ela teve um grande apoio de seus professores do IFPB para essa mudança que ocorreu em sua vida."Sem a ajuda dos funcionários e professores do IFPB, eu nunca teria conseguido chegar a tempo na Faculdade para fazer a matrícula e me mudar. Sou eternamente grata e pretendo, no futuro, retribuir tudo que fizeram por mim. 



O IFPB Campus Monteiro é minha segunda casa."Ao compartilhar sua história,  Iasmim deixa um importante conselho para os estudantes que estão em busca de alcançar seus objetivos: "Não desistam porque está difícil, não desistam depois de levar alguns 'nãos', persistam e continuem, não tenham medo, enfrentem os desafios, as mudanças e os obstáculos com coragem. No fim, valerá a pena. Tive 3 anos de muita luta e perseverança, de muitas noites de choro e incertezas, mas eu continuei. 


Se vocês não tiverem apoio, sejam seu próprio apoio e continuem, ninguém irá valorizar mais os seus próprios sonhos do que vocês mesmos. Independente do que desejem fazer, corram atrás, a vida não é fácil para ninguém, aproveitem as oportunidades que a vida lhes dá e vão em frente. Ser corajoso é enfrentar os desafios mesmo com medo. E quando chegarem lá, nunca se esqueçam de onde vieram e quem os ajudou a chegar onde estão."Sua trajetória inspiradora é um lembrete poderoso de que, com determinação e dedicação, é possível superar qualquer desafio e transformar sonhos em realidade."

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem