Deputado defende integração das bacias com a Transposição para o desenvolvimento do Cariri.

 



Em entrevista ao Correio Debate da TV Correio nesta segunda-feira (1), o deputado estadual, Dr Romualdo Quirino (MDB), disse que a região do Cariri paraibano, teve uma mudança positiva nos últimos anos.


Segundo ele, em 1993, o Cariri era a quarta região mais pobre do mundo, mas que agora não não figura nem entre as 20.


O parlamentar, que já foi prefeito do município do Congo por três vezes, a região se fortaleceu nos últimos anos, principalmente na infra-estrutura, com a pavimentação de estradas interligando diversas cidades e escolas de ensino superior em Sumé, Monteiro e Serra Branca.


O Governo do Estado prometeu construir uma fábrica de leite de cabra em pó na região e Dr Romualdo disse que era uma ideia dele e que torce pela concretização do projeto.


Fortalecimento da caprinocultura leiteira 


Dr Romualdo explica que o próximo passo é fortalecer a cadeia produtiva da caprinocultura, que é muito forte na região.


Ele crítica o Governo do Estado por sempre atrasar o pagamento do Programa do Leite aos produtores.


O deputado também lembra que a Paraíba é o primeiro lugar na produção de leite de cabra, com uma produção de cerca de 5 milhões de litros por ano, mas que pode triplicar essa produção para 15 mil litros por ano, desde que haja um trabalho para tornar o leite mais palatável e que caia no gosto da população.


“Temos a tecnologia e pessoas que sabem produzir. Mas é preciso arrumar mercado consumidor”, disse.


Situação hídrica


O deputado disse durante a entrevista, que a Transposição do Rio São Francisco, veio para dar segurança hídrica a região, mas que é preciso um trabalho para que isso aconteça.


Ele disse que vem se empenhando para conseguir interligar as bacias dos rios Espinho, Sucuri e Taperoá, com a Transposição do Rio São Francisco, no eixo Leste, transformando o Cariri paraibano numa mini Petrolina (PE), que é forte na produção agrícola graças as águas do Velho Chico.


Dr Romualdo também explica que é preciso aumentar as áreas de mata ciliar no Cariri para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


 


VITRINE DO CARIRI


Com Heleno Lima

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem