O vice-governador Rômulo Gouveia recebeu neste final de semana o ídolo do futebol uruguaio Hugo de Leon. O ex-jogador veio ao Estado apresentar um projeto de inclusão social com escolinhas de futebol. O modelo ‘Dominbol’ já foi implantado de forma pioneira no Estado do Amazonas.
“O objetivo do projeto é desenvolver um sistema educativo através da prática esportiva do ensino de futebol nas escolas e comunidades que desenvolva as habilidades individuais das crianças ao mesmo tempo em que as prepara para vida profissional”, disse Hugo.
Rômulo disse que a proposta de inclusão esportivo-social apresentada pelo ex-jogador está sendo analisada pelo secretário estadual de Esporte Tibério Limeira. Gouveia avaliou positivamente o encontro e argumentou que a metodologia apresentada coopera para evitar o ingresso de crianças no mundo das drogas.
O ‘Pelé’ no Uruguai, De León foi uns dos mais vitoriosos zagueiros do futebol sul americano. Chegou a ser Campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes com o Nacional em 1980, quando se tornou célebre pelo estilo de marcação à frente, com muita técnica e precisão ao anular as jogadas de armação do então craque do Internacional (adversário na final), Paulo Roberto Falcão. E, pela Seleção Uruguaia de Futebol, ganhou o Mundialito de futebol de 1980.
Assinou com o Grêmio, em 1980. Em 1981, o jogador foi Campeão Brasileiro. E, em 1983, sagrou-se campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, de novo, mas dessa vez pelo time brasileiro.
Atualmente Hugo se dedica ao trabalho social e capacitação de atletas.
Postar um comentário