Os artistas que passaram pelo palco Ronaldo Cunha Lima no Maior São João do Mundo deram um verdadeiro show de responsabilidade social. Eles aderiram à campanha “Eu sou 12 por 8” do Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da mobilização, que conseguiu o apoio de cantores como Gilberto Gil, Elba Ramalho e o padre Fábio de Melo, é alertar para os cuidados com a hipertensão.
De acordo com a coordenadora da campanha contra a hipertensão arterial no Parque do Povo, Adriane Bezerra, a receptividade dos artistas mostra que o tema deve ter atenção de todos. “Ficamos felizes com a adesão dos cantores, pois se trata de uma mobilização que vem atraindo artistas de renome nacional e o nosso São João não poderia ficar de fora dessa luta para combater a doença que mais mata no Brasil”, disse.
Segundo ela, além de conseguir a ajuda dos artistas na divulgação das ações da campanha, equipes de educadores em saúde também estão abordando os visitantes do Parque do Povo para dar orientações de como prevenir a doença. “Nessa época, as pessoas tendem a abusar das comidas típicas, mas é preciso ter cuidado para não exagerar e estragar a festa. Quem abusa do sal, está acima do peso, exagera no consumo de álcool ou é diabético tem mais risco de desenvolver a hipertensão”, alertou.
A recomendação para prevenir e controlar a hipertensão é praticar atividades físicas regulares pelo menos 30 minutos ao dia, três ou mais vezes por semana. Outra dica é reduzir o consumo de sal da alimentação, evitando alimentos prontos e industrializados, além de manter o peso adequado e controlar o estresse. Se necessário, também é preciso utilizar medicamentos, pois a maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, necessita da medicação. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os medicamentos prescritos pelo médico de forma constante
Postar um comentário