A coordenação do Programa de Direitos Humanos do Cariri realizará nesta quinta-feira, 4 de março, a partir das 15 horas, no auditório do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, um seminário para marcar o lançamento do livro “Cidadania, Educação e Direitos Humanos no Semiárido”, de autoria de professores do CDSA.
A programação do evento terá na parte da tarde uma mesa redonda a respeito do livro com participação de todos os autores, os professores Irivaldo Oliveira, Kelly Cristina Costa Soares, Kátia Patrício Benevides Campos, Shirley Barbosa das Neves Porto, José Marciano Monteiro e Sônia Maria Lira Ferreira, seguida, de um debate acerca dos temas abordados na obra.
À noite, o evento prossegue, às 19h, com a apresentação do Coral Universitário do Cariri (CUCA) e logo após, às 19h30min, acontecerá a conferência “Direitos Humanos na Pós-Modernidade”, com o professor Marconi José Pimentel Pequeno, doutor em Filosofia pela Université de Strasbourg I, França e pós-doutor em filosofia pelo Centre de Recherche en Éthique da Université de Montrèal, Canadá.
O livro
O livro foi o esforço coletivo de professores da Unidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) que se reuniram em torno de afinidades temáticas relacionadas com a grande temática dos Direitos Humanos, no âmbito do Observatório de Políticas Públicas, contemplando o Centro de Referência em Direitos Humanos do Cariri (CRDH), através de Recursos do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa de Apoio à Extensão Universitária (ProExt).
Cada professor contribuiu através do olhar particular da sua área de estudo, dentre elas a Ciência Política, o Direito, a Sociologia, a Educação e a Filosofia. Foi uma experiência única, através da qual se pode vivenciar a interdisciplinaridade na prática. Os trabalhos foram divididos em eixos, cada um relacionado a uma temática específica, quais sejam: os direitos, a surdez, a cidadania, a deficiência intelectual, a participação e a violência.
Outra oportunidade ímpar que esse trabalho trouxe foi a possibilidade de interação entre alunos de diversos cursos da instituição, com formações diversas, e professores, e todos esses atores com a sociedade.
O livro está dividido nos seguintes eixos temáticos: Direitos Humanos e Direitos Fundamentais;
Cidadania e Direito Humanos; Redes de Proteção em Direitos Humanos; Direitos Humanos e Deficiência Intelectual; Direitos Humanos e Surdez e Direitos Humanos, Educação e Violência.
A obra foi publicada através da Editora da Universidade Federal de Campina Grande.
(Rosenato Barreto)
Postar um comentário