O município de Amparo já iniciou os preparativos para definir suas prioridades e representatividades ao participar do encontro regional do Orçamento Democrático Estadual, que acontece no dia 11 de maio do corrente ano, com a presença do governador Ricardo Coutinho.
Um encontro realizado na tarde desta terça-feira (2), na Câmara de Vereadores, com a presença do prefeito Zé Arnaldo, de vereadores, secretários e de lideranças comunitárias, foram discutidas várias propostas a serem apresentadas na reunião do Orçamento Democrático Estadual que acontecerá em Monteiro, bem como foram escolhidas algumas pessoas que ficarão encarregadas de serem os portadores das reivindicações do município ao governador Ricardo Coutinho.
Nas reuniões do Orçamento Democrático Estadual são formados conselhos compostos por representantes da sociedade civil das Microrregiões que compõem determinada Região. A quantidade de conselheiros eleitos por região é proporcional ao número de presentes em cada Assembléia Microrregional, que é realizada a cada dois anos. Cada região é dividida em até no máximo cinco microrregiões onde a população é convidada a escolher representantes ou a se candidatar.
Os Conselheiros Regionais exercem papel voluntário, de utilidade pública em um mandato de dois anos e têm como funções:
- Eleger os Conselheiros Estaduais do Orçamento Democrático;
- Elaborar um diagnóstico da realidade regional;
- Discutir e encaminhar os problemas e soluções existentes na Região;
- Acompanhar os debates sobre a elaboração das peças orçamentárias;
- Monitorar a execução das obras e serviços na Região;
- Articular ações junto ao Gerente Regional e ao Conselho Estadual do OD;
- Trabalhar em prol dos interesses coletivos da Região;
- Reunir-se com setores do governo para discutir e encaminhar soluções para a realidade regional.
Amparo Ligado
Postar um comentário