Camalaú é reconhecida como a cidade mais transparente do Cariri paraibano e prefeito comemora resultado: “Apesar de tudo o que vivenciamos, nossa gestão deu a volta por cima”.

 



O município de Camalaú, no Cariri paraibano, está entre as cinco cidades da Paraíba, e a mais bem avaliada na região do Cariri, no quesito transparência pública. Os dados foram colhidos no site do Tribunal de Contas do Estado, através da plataforma Turmalina, que faz um ranking comparando o ‘Portal da Transparência’ de todos os 223 municípios paraibanos.


Na ocasião, o município recebeu 470 pontos, dos 545 pontos possíveis pela plataforma, e ficou a frente de diversos municípios de grande porte do estado, a exemplo de Campina Grande, Santa Rita, Patos, Bayeux e Cajazeiras.


Em contato com o a reportagem, o prefeito Bira Mariano, avaliou o positivamente o resultado, e afirmou que recentemente o município esteve mergulhado em escândalos de corrupção, mas a nova gestão conseguiu dar a volta por cima, e colocar Camalaú no caminho da transparência e eficiência dos gastos públicos.


“Apesar de tudo o que vivenciamos em um passado não tão distante, de ver Camalaú exposta nos noticiários de forma negativa e mergulhada em escândalos de corrupção, nossa gestão conseguiu dar a volta por cima, e colocar a cidade no caminho da transparência e eficiência dos gastos públicos,” disse.


Saiba mais sobre a plataforma Turmalina:


A plataforma, que na verdade é definida pelo próprio TCE como um robô, trabalha diariamente durante a noite analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas, aplicando filtros desenvolvidos pelo TCE-PB, para, a partir deles, classificar o site em questão como mais ou menos transparente.


São nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de Planejamento (30 pontos); Processos Licitatórios (150 pontos); Contratos (40 pontos); Convênios (45 pontos); Receita Orçamentária (45 pontos); Receita Extraorçamentária (15 pontos); Despesa Orçamentária (120 pontos); Despesa Extraorçamentária (50 pontos); e Pessoal (50 pontos).


Somando tudo, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais verificando essa transparência.


Informações do Portal Cariri PB 

0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem