PREFEITURA DE PRATA DIVULGA EDITAL Nº 002/2019 – 7ª ExpoPrata ANEXO VII 2º FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO




EDITAL Nº 002/2019 – 7ª ExpoPrata
ANEXO VII
2º FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO DA PRATA 2019
Regulamento Geral


Art. 1º - O Regulamento Geral do 2º FESTIVAL CULTURAL E GASTRONÔMICO DA PRATA 2019, regulamentado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes, tem como objetivo:
a) Aprimoramento das técnicas gastronômicas e o incentivo à competitividade, fazendo a avaliação da finalização das receitas inscritas, dos profissionais e dos estabelecimentos participantes;
 b) Divulgar junto dos consumidores as genuínas Carnes Tradicionais de Caprinos e Ovinos, bem como chamar a atenção para a sua qualidade diferenciada;
c) Divulgar junto dos consumidores os genuínos Queijos Tradicionais de Leite de Cabra.  bem como chamar a atenção para a sua qualidade diferenciada
d) Motivar os produtores para continuarem a respeitar os modos de produção e o uso dos ingredientes tradicionais que permitem manter a qualidade, a genuinidade e a diferença dos produtos tradicionais;

Art. 2º - A participação no Festival fica restrita aos profissionais e dos estabelecimentos do setor A & B que tiverem sede ou filial no município de Prata, que poderão se inscrever em uma das duas modalidades, abaixo descritas, a ser escolhida no ato da inscrição

§ 1º - 1ª Edição do Concurso Municipal de Gastronomia de Carnes de Caprino e Ovino.
§ 2º - 1ª Edição do Concurso Municipal de Gastronomia de Queijos de Cabra.

Art. 3º - O Período de inscrição será entre os dia 05 a 22 de agosto de 2019, impreterivelmente. 
§ 1º - A Ficha de Inscrição deverá conter os dados do profissional e inscrito no concurso, contendo anexados Xerox  da carteira de identidade, o comprovante de residência que aponte que o candidato reside na cidade de Prata-PB, e o número da conta/agência na qual pretence  ao candidato que na possibilidade de estar classificado dentro das premiações, venha ser logo após o classificação final depositado em sua devida conta.  
§ 2º - A Ficha de Inscrição deverá ser preenchida manualmente em formulário a ser entregue pela produção do Festival, e só será apreciada se for acompanhada de todos os elementos e documentos referidos no regulamento.

Art. 4º - O Concurso Gastronômico tem como foco a valorização e o respeito à cultura do local. Os cozinheiros e profissionais terão total liberdade de criação de suas receitas de acordo com a categoria inscrita, sendo obrigatória a inclusão na receita criada:
a) No Concurso Municipal de Gastronomia de Carnes de Caprino e Ovino, sendo obrigatória a inclusão de carne de Caprino ou Ovino;
b) No Concurso Municipal de Gastronomia de Queijos de Cabra, sendo obrigatória a inclusão de leite de cabra.

Art. 5º - As amostras a submeter a Concurso Gastronômico devem provir de um lote normal.
§ 1º - A amostra a submeter a Concurso deve pesar, pelo menos, 01 Kg.
§ 2º - A entrega das amostras deve ser feita na Coordenação da 7ª ExpoPrata, no dia 24 de agosto de 2019, impreterivelmente até às 18h30minh devendo a embalagem mencionar expressamente e de forma bem visível:

a) No Concurso Municipal de Gastronomia de Carnes de Caprino e Ovino: “Produto para o Concurso de Carnes de Caprino” ou “Produto para o Concurso de Carnes de Ovino”.
b) No Concurso Municipal de Gastronomia de Queijos de Cabra: “Produto para o Concurso de Queijos de Cabra”

.Art. 6º - Ao se inscrever o profissional e/ou responsável legal, autoriza aos organizadores do evento a utilização de suas imagens e receitas para fins de divulgação e promoção.

Art. 7º - O júri é composto por um mínimo de 05 (cinco) pessoas, com origem geográfica diversificada, sendo escolhido designadamente entre personalidades dos meios acadêmico, profissional, da restauração, da gastronomia, da distribuição e da comunicação social.

§ 1º - Os membros do júri são convidados a título pessoal, não podendo delegar o convite.
§ 2º - Antes no início das sessões de prova, os membros do júri devem participar numa sessão prévia de coordenação para calibração de procedimentos, forma de preenchimento da ficha de avaliação e de critérios de classificação das amostras.

§ 3º - Serão avaliados os seguintes itens na votação técnica:
a) Harmonia de sabor e textura;
b) Criatividade e conceito;
c) Técnica utilizada;
d) Apresentação do prato (estética)
e) Avaliação do Público

Art. 9º - Durante o evento haverá uma participação do publico na desgustação do prato e queijo colocado pelo inscrito, sendo pessoas aleatoriamente escolhidas pela coordenação naquele devido momento, havendo então uma nota do publico referente ao prato, e queijo servido. 

Art. 10º - Serão premiadas a três melhores receitas da competição, distribuídas de acordo com os seguintes Campeonatos.

§ 1º - No Concurso Municipal de Gastronomia de Carnes de Caprino e Ovino:
CAMPEONATOS Valor da Premiação – R$
1º Prêmio – 300,00
2º Prêmio – 200,00
3º Prêmio – 100,00

§ 2º - No Concurso Municipal de Gastronomia de Queijos de Cabra:
CAMPEONATOS Valor da Premiação – R$
1º Prêmio – 300,00
2º Prêmio – 200,00
3º Prêmio – 100,00


.Art. 11 – No dia do Festival, 23 de agosto de 2019, concluídas as sessões de provas, os membros do júri, conjuntamente com a coordenação do evento divulgará os vencedores.
Art. 12 – Qualquer alteração no regulamento ou interrupção, modificação ou cancelamento do Festival será previamente comunicado pela coordenação a todos os participantes efetivamente inscritos.
Prata-PB, 20 de Agosto de 2019.
A Coordenação.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.