Secretaria de saúde de Prata disponibilizou exames de mamografia para as mulheres do município


A Secretaria Municipal de Saúde de Prata promoveu no dia de hoje exames de mamografia para as mulheres do município. Na ocasião foram beneficiadas 80 mulheres com o exame na faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde.

" O câncer de mama é tipo o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença. Pesquisa divulgada pelo Inca para o biênio 2016-2017 aponta a ocorrência de 57.960 mil casos novos de câncer de mama no país em 2016.

Apesar de os números serem grandiosos, segundo o médico Carlos Frederico Lima, mastologista e cirurgião oncológico da Fundação do Câncer, o câncer de mama é um tumor curável, em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios), tão temida pelas mulheres.

Somente o exame de mamografia pode mudar a curva da doença. Uma das barreiras para a detecção precoce do câncer de mama é o medo. Muitas mulheres têm receio do exame e demoram a procurar orientação médica para realização da mamografia."



0 Comentários

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem